
Reclamações sobre vendas on-line crescem no primeiro semestre de 2020
Problemas com entregas são as principais questões registradas pelos consumidores
No primeiro semestre de 2020, o Procon do Estado de São Paulo registrou 121 mil reclamações relacionadas a compras pela internet, um crescimento de 55% em comparação a todo o ano de 2019 que registrou 78 mil demandas. As questões mais reclamadas são demora, não entrega do produto e problemas com cobrança.
No primeiro semestre de 2019 foram 33,6 mil atendimentos e, no segundo, 44,7 mil, somando 78,4 mil registros. Os principais problemas se repetiram: demora, não entrega do produto e problemas com cobrança.
Em tempos de quarentena em que o comércio ficou temporariamente fechado, as compras on-line se tornaram uma opção fundamental para que a população pudesse manter a compra de itens necessários. Independente do aumento da demanda, para o Procon-SP o consumidor não pode ser prejudicado, os fornecedores não podem só pensar em vender e devem investir mais no seu pós-venda para que não haja desequilíbrio na relação de consumo.
Como reclamar e obter orientações
Para o consumidor que tiver problemas com compras pela internet ou outra questão de consumo, o Procon disponibiliza canais de atendimentos à distância: no site, aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento. O órgão também oferece uma Guia do Comércio Eletrônico.
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