Ribeirãopretanos podem definir novo domínio de internet para a cidade
Ribeirãopretanos podem definir novo domínio de internet para a cidade

Ribeirãopretanos podem definir novo domínio de internet para a cidade

Sugestões podem ser enviadas para o NIC.br; três cidades brasileiras já contam com domínio próprio

Os internautas podem enviar sugestões de nomes para domínios de internet exclusivos de Ribeirão Preto. Isso porque o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) está com uma campanha para escolher os novos domínios ".br" das principais cidades brasileiras.

A Chamada de Sugestões tem como objetivo criar novas categorias de domínios ".br", como "floripa.br", "jampa.br" e "poa.br", os primeiros domínios disponíveis no País para Florianópolis, João Pessoa e Porto Alegre respectivamente. A NIC.br informa que estão sendo solicitadas sugestões de nomes que representem de forma clara e popular cada uma das cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes, além de todas as capitais dos estados brasileiros.

Pode participar da Chamada qualquer pessoa com mais de 12 anos de idade. As sugestões deverão representar o que o usuário considerar que melhor reflete a cidade, o "nome popular", ou apelido pelo qual a cidade é tratada e reconhecida, como por exemplo: Rio de Janeiro = rio.br, Porto Alegre = poa.br, São Paulo = sampa.br

Os nomes sugeridos deverão ter, no mínimo, três caracteres e deverão ser formados apenas por letras, números ou hífen. Caracteres especiais não são aceitos. Os novos DPNs de cidades que forem sendo criados serão divulgados ao longo de 2017.

As sugestões deverão ser submetidas através do formulário disponível aqui.

As primeiras cidades com os domínios próprios são Florianópolis (a partir de dia 12), João Pessoa (a partir de segunda, 12) e Porto Alegre (a partir de 14), e qualquer pessoa pode registrar o endereço de um site nestes municípios com os nomes propostos.

Registro já foi motivo de ‘guerra’

Em 2013, uma empresa de roupas norte-americana pediu o registro do domínio “patagon” (que também faz referência a patagônia), o que causou revolta no Chile e na Argentina, já que a Patagônia é uma das principais reservas de preservação ambiental destes dois países. Com o registro do domínio pela empresa, tanto chilenos quanto argentinos ficariam impossibilitados de usar o domínio em forma de referencia em sites sobre a Patagônia. Houve campanhas nos dois países para reaver o domínio.


Foto: Rafael Neddermeyer/ FP

Compartilhar: