Sinal analógico de TV tem data para acabar em Ribeirão

Sinal analógico de TV tem data para acabar em Ribeirão

Ministério das Comunicações anunciou cronograma de transição do sinal de TV analógico para o digital; Região também passará por alterações em breve

Nesta terça-feira, 1, a cidade de Rio Verde, em Goiás, teve a transmissão de sinal de TV analógico desligada pelo ministro das Comunicações André Figueiredo. 

Com o procedimento, a cidade se tornou a primeira da América do Sul com sinal de TV 100% digital. Com o desligamento da transmissão, o Ministério inicia o cronograma que pretende migrar para o sinal digital em todo o Brasil até 2018.

Segundo o cronograma divulgado pelo Ministério das Comunicações, Ribeirão Preto passará pelo mesmo procedimento em setembro de 2017, juntamente com Campinas, Franca, Santos e Vale do Paraíba. 

A mudança da transmissão analógica para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) será coordenada pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), formado por representantes do governo federal, das teles e dos radiodifusores.

Campanha

No final de janeiro foi publicada a portaria nº 378 que estabelece, além do cronograma de implantação, os procedimentos que deverão ser seguidos pelas redes de televisão.

Segundo a portaria, a campanha de alerta terá início um ano antes da data prevista para a transição em cada cidade.
O número de inserções do logotipo – indicação de que se trata de uma transmissão analógica – e de tarjas informativas sobre o desligamento vai aumentar à medida em que se aproxima a data-limite para o fim das transmissões analógicas.
Além disso, 180 dias antes do prazo final, começarão a ser exibidos cartelas informativas, e, 75 dias antes, vídeos informativos aos telespectadores. As localidades onde o desligamento vai ocorrer terão 30 dias para se adequar às novas regras.

Informações 

Para cuidar da parte operacional do processo de transição foi instituída a Entidade Administradora da Digitalização (EAD). Também foi criado um site específico com informações sobre o processo de desligamento da TV analógica.

O telespectador ainda passou a contar com uma central de atendimento 24 horas para tirar dúvidas sobre o assunto, por meio do número 147.

Foto: Reprodução

Compartilhar: