Turbine seu currículo com cursos de extensão

Turbine seu currículo com cursos de extensão

Conseguir um bom emprego sempre foi e sempre será uma tarefa árdua. Acredito que montar um currículo eficaz seja um dos pontos mais importantes para concretizar tal tarefa. Obviamente, a estrutura do currículo é muito importante. Caso pesquise sobre o tema, encontrará diversas dicas. Eu mesmo, tempos atrás, já postei um texto em meu blog sobre esse tema: “Dicas para elaborar um currículo eficaz”; portanto, convido você a lê-lo.

Porém, não adianta possuir um currículo bem estruturado caso ele não possua diferenciais que levarão a empresa a chamá-lo para uma entrevista. Assim como as empresas, nós precisamos possuir vantagens competitivas, que são, na prática, diferenciais que farão o “cliente” nos escolher dentre vários outros concorrentes.

Dentre as vantagens competitivas que nós, pessoas físicas, podemos possuir perante nossos concorrentes a uma vaga de emprego, gostaria de destacar os cursos de extensão. Eu mesmo, ao participar de processos seletivos como selecionador, sempre dou extrema importância a tais cursos. Segundo uma matéria publicada pela Folha, quem quer se destacar no mercado de trabalho precisa ter como premissa a aprendizagem contínua (lifelong learning).

É claro que uma graduação já é um bom começo, e uma pós-graduação, um diferencial. Porém, ao analisar currículos em processos de contratação, o selecionador da empresa possivelmente se deparará com vários candidatos que possuam tais titulações. Portanto, acredito que os cursos de extensão universitária trarão a você uma ótima vantagem competitiva, pois são uma excelente forma de aperfeiçoamento, especialização e aquisição de novos conhecimentos. Tenha certeza que o selecionador levará isso em conta.

Um ponto importante que deve ser destacado em relação aos cursos de extensão é que, diferentemente de outros tipos de curso, eles não exigem a graduação em curso superior como pré-requisito para a matrícula – ou seja, tanto graduados quanto alunos em formação podem fazê-los. Basta o candidato atender aos pré-requisitos definidos pela instituição de ensino.

A duração desses cursos é variável, tendo como premissa uma carga horária pequena: podem ser realizados em uma ou em várias semanas. Além disso, há opções presenciais, EAD ou híbridos. Ao fim do curso, em vez de diploma, o aluno recebe um certificado. Quanto mais cursos possuir em seu currículo, voltados à área que deseja atuar e que melhorem sua performance profissional, maior será sua vantagem competitiva.

De acordo com Andreia M. Maciel de Carvalho, Coordenadora Acadêmica Local da EdexLab FGV de Ribeirão Preto e região, os cursos de extensão são alternativas acessíveis, flexíveis e eficazes para a consolidação do currículo profissional, pois ampliam conhecimentos de uma temática específica e desenvolvem habilidades de relacionamento, tais como: trabalho em equipe, responsabilidade, liderança, resolução de problemas e autonomia.

Além disso, Andreia ressalta que o aprendizado obtido em cursos de extensão, na prática, é a maneira mais eficiente de solidificar conhecimentos e experiências, demonstrando aos selecionadores que o profissional possui foco e iniciativa, agregando, com isso, uma grande vantagem competitiva para a obtenção de um bom emprego no extremante concorrido mercado de trabalho.

Compartilhar: