Continua combate a incêndio em galpão da Copercana

Continua combate a incêndio em galpão da Copercana

Fogo teve início na noite de domingo, dia 31, em barracão de amendoim; combate exige ação em duas frentes

Homens do Corpo de Bombeiros de Sertãozinho mantêm o combate ao incêndio a galpão da Copercana onde estava armazenado amendoim. O incêndio teve início no domingo, dia 31.

“O incêndio está sob controle. Conseguimos avançar mais 30% do barracão e o trabalho de rescaldo continua através da retirada do material que ainda está em combustão. É um trabalho lento, tem que ter bastante calma”, disse o 1º Tenente do Corpo de Bombeiros, Rangel Moreira Gregório, na manhã desta quarta-feira (3), de acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa da Copercana.

Leia mais
Incêndio atinge galpão da Copercana em Sertãozinho
Bombeiros desmontarão estrutura onde ocorre incêndio em Sertãozinho
Bombeiros iniciam desmontagem de cobertura de galpão em Sertãozinho

De acordo com o bombeiro, como o incêndio é em profundidade, conforme as máquinas retiram o produto, o fogo aparece, devido à combustão do óleo do amendoim.                       

Segundo Gregório, os bombeiros trabalham em duas frentes: a primeira nos fundos do galpão, isolando outro armazém para evitar a propagação do fogo. E a segunda, no combate às chamas e na proteção das máquinas que retiram os grãos do local.

“Hoje 13 bombeiros atuam neste caso e contamos com o apoio da equipe da Copercana, que tem sido essencial para o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate a este incêndio”, afirmou o militar, avisando que o incêndio deve durar mais alguns dias.

Os trabalhos estão dentro das perspectivas apresentadas nos últimos dias, afirmou Sebastião Bonádio, técnico ambiental da Cetesb. “O objetivo da Cetesb é conter os efluentes e também fazer com que os resíduos sejam depositados em locais adequados até a sua destinação final”, apontou, contando que foram construídas barreiras para que o óleo não atingisse áreas de terceiros e nem municipais.

Cerca de 2 milhões de litros de água para acabar com as chamas já foram utilizados, sendo que grande parte dessa agua é vaporizada no próprio combate ao incêndio (em torno de 90% se transforma em vapor). 

Desde terça-feira (2), o teto do armazém está sendo retirado paulatinamente, conforme os bombeiros avançam no combate às chamas. E o material retirado está sendo transportado por caminhões para um terreno dentro da estrutura da cooperativa e posteriormente será depositada em uma área de descarte seguro, escolhida pela Cetesb.

A capacidade de armazenagem de amendoim da UNAME é de 1 milhão de sacas de 25 Kg, divididos em diversos barracões. A capacidade do barracão que pegou fogo é de 250 mil sacas de 25 kg (6,25 mil toneladas). Segundo o Corpo de Bombeiros todo o estoque deste barracão foi atingido.

Revide On-line
Fotos: Ibraim Leão e Divulgação

Compartilhar: