GCM já orientou cerca de 2 mil estabelecimentos desde o início da quarentena em Ribeirão Preto

GCM já orientou cerca de 2 mil estabelecimentos desde o início da quarentena em Ribeirão Preto

Guarca Civil Metropolitana e a Fiscalização Geral trabalham para orientar a população e garantir o cumprimento do decreto de calamidade pública

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) e o Departamento de Fiscalização Geral trabalham para garantir o cumprimento do decreto de calamidade pública, publicado em 23 de março, suspendendo as atividades não essenciais em Ribeirão Preto em virtude da pandemia do coronavírus. Desde então, cerca de 2 mil orientações foram dadas à população, além de verificações de locais que descumpriam o decreto municipal.

Somente na terça-feira e quarta-feira, dias 14 e 15 de abril, a GCM realizou 54 atendimentos, comparecendo em 33 estabelecimentos orientando os proprietários sobre a permissão ou não de funcionamento.

Já a Fiscalização Geral abordou 36 estabelecimentos comerciais, principalmente lojas de colchões, lingerie, lustres, móveis, barbearias e roupas. 

“A grande vantagem de manter o fechamento dos comércios é ter menos pessoas em circulação na cidade. O poder público já autorizou o funcionamento de estabelecimentos essenciais, mas é uma parcela pequena das pessoas que se deslocam em vias públicas”, disse o chefe do Departamento de Fiscalização Geral, Antonio Carlos Muniz.

Segundo o decreto, podem permanecer funcionando durante o período apenas estabelecimentos considerados essenciais como, por exemplo: hospitais,  supermercados, feiras livres, e entrega por delivery de restaurantes e bares, postos de gasolina, oficinas de veículos, pet shops e a mídia de forma geral, entre outros.

Durante a divulgação do boletim epidemiológico, nesta quarta-feira, 15, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), defendeu as medidas de isolamento social.

"A única forma de enfrentá-lo é respeitando a ciência. E a ciência mostrou que, neste instante, o único elemento de controle que nós temos para combater essa doença invisível é o distanciamento social. Ou seja, evitar o aumento demasiado das pessoas com a doença. E isso, felizmente, nós temos evitado com a colaboração da maioria da cidade", declarou o prefeito.

Leia mais:
Punição para quem desrespeitar quarentena pode chegar até R$ 100 mil em Ribeirão
Médicos e pesquisadores recomendam que não é hora de "afrouxar" quarentena em RP

 


Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: