Secretário de Saúde de Ribeirão fala em reabertura do comércio na próxima semana

Secretário de Saúde de Ribeirão fala em reabertura do comércio na próxima semana

Se Ribeirão avançar no Plano São Paulo, Prefeitura discutirá possibilidade de reabertura no sábado, para garantir as vendas do Dias dos Pais

O secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, prestou esclarecimentos sobre o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, nesta terça-feira, 4, na Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto. Segundo o secretário, existe a possibilidade de Ribeirão Preto avançar de fase no Plano São Paulo, que determina as medidas de distanciamento social no Estado.

No momento, a região Ribeirão Preto está na fase Vermelha, a mais restritiva. Segundo o secretário, a região pode avançar para a fase Laranja já na próxima semana e, com isso, parte do comércio poderá reabrir as portas. O anúncio oficial será feiro pelo governador João Doria (PSDB), na sexta-feira, 7.

"Desde o penúltimo domingo [26 de julho], entramos em uma tendência de queda. Se continuarmos assim na quarta e na quinta-feira, temos grandes chances", comentou Scarpelini. Segundo o secretário, caso a região evolua positivamente nos indicadores, poderá avançar, até para a fase Amarela.

Durante a reunião, o presidente da Câmara, o vereador Lincoln Fernandes (PDT), questionou se existe a possibilidade da publicação de um decreto na sexta-feira, antecipando a abertura do comércio para o sábado, 8, de modo que os lojistas possam garantir as vendas do Dia dos Pais. O secretário respondeu que existe essa possibilidade e que a discutirá com o prefeito e o Comitê Técnico Covid-19."Vou discutir isso com o prefeito. A minha proposta é deixar preparado um decreto para ver se a gente consegue abrir no sábado", garantiu.

Caso Ribeirão Preto avance, o secretário alerta para que toda a sociedade siga rigorosamente as medidas sanitárias e de distanciamento social, para que a cidade não corra o risco de retornar para uma fase restritiva. "Não podemos perder essa conquista. Devemos evitar aglomerações e sair de casa desnecessariamente. Se conseguirmos avançar, vai ser uma excelente notícia, melhor ainda se a gente manter essa tendência de queda para as próximas semanas", acrescentou o Scarpelini.

Sinal positivo

Na manhã desta terça-feira, os secretários estaduais, Marcos Vinholi, do Desenvolvimento Regional, e Jean Gorinchteyn, da Saúde, estiveram em Ribeirão Preto para a inauguração de 13 novos leitos de Covid-19 no Hospital das Clínicas.

Durante a visita, Vinholi declarou que, caso Ribeirão siga apresentando sinais de melhora no número de novos casos e consiga manter a redução na ocupação de leitos, o município e toda a região poderão avançar para uma fase mais flexível do Plano São Paulo.

"Vamos avaliar os números e essa evolução que vai se se dar ao longo da semana, mas a região pode sim passar direto para a Fase Amarela ou ir para a Laranja. Os índices de ocupação de leitos tem caído de forma contundente nos últimos dias", explicou o secretário.

A Diretoria Regional de Saúde (DRS) XIII, que contempla Ribeirão Preto e outros 25 municípios foi a que mais tempo permaneceu na Fase Vermelha do Plano São Paulo.

Leitos

Segundo a plataforma leitoscovid.org, atualizada às 16h desta terça-feira, 76,8% dos 250 leitos UTI Covid-19 da cidade estão ocupados. Já os leitos Enfermaria Covid-19, estão com uma ocupação de 69% dos 271 disponíveis para uso. Até o fechamento dessa matéria, 143 respiradores estavam uso. 

Leia mais:

Nesta terça-feira, 4, Ribeirão Preto chega a 400 mortes por Covid-19

Hospital das Clínicas abre 13 novos leitos de Covid-19, em Ribeirão Preto

Parceira investe em campanha motivacional para colaboradores da linha de frente no combate à Covid


Foto: Câmara Ribeirão Preto

Compartilhar: