Presidente da Acirp diz que Black Friday trará resultados melhores neste ano

Presidente da Acirp diz que Black Friday trará resultados melhores neste ano

Segundo Dorival Balbino, resultados serão superiores aos últimos dois anos

A Black Friday de 2022 deve trazer resultados melhores que os obtidos nos últimos dois anos, aponta Dorival Balbino, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp).

 

“Tanto pelo fim do ciclo de fechamentos do comércio ocorrido na pandemia quanto pelo aumento dos empregos na cidade. Vale destacar que a taxa de desemprego caiu de 14,2% para 9,3% no comparativo do último trimestre deste ano com o de 2021. É um cenário otimista e que de imediato tem trazido uma circulação maior de capital”, explica Balbino. 

 

Apesar de haver um endividamento alto das famílias em 2022, o presidente da Acirp diz que as expectativas são positivas, pois justamente por esse fato que a campanha deve se destacar em relação a outras datas.

 

"Como é um momento de foco nos preços baixos, o consumidor consegue suprir necessidades com menor custo. Um levantamento que fizemos com os associados este mês por meio do Instituto de Economia Maurílio Biagi da Acirp mostrou que 64% dos lojistas entrevistados têm boas ou ótimas expectativas para o final de ano em Ribeirão Preto", comenta. 

 

Empresas das categoriasde moda, acessórios, calçados, celulares, eletrônicos e serviços são aquelas quemais farão promoções na Black Friday e no Natal. O ticket médio por cliente deve ficar em torno de 150 e  300. Esses dados foram levantados por questionário virtual com amostra com margem de erro de 10 considerando o intervalo de confiança, que é de 95, apresenta o presidente. 

 

Estratégia 

Neste ano, a estratégia da Acirp tem sido focar na educação dos empresários para que possam de fato aproveitar a Black Friday.

 

“Temos uma programação permanente ao longo do ano que inclui todas as datas importantes do varejo. Por meio dos nossos núcleos setoriais, do ACI Educa e de parcerias com o Sebrae Aqui e Senac, temos promovido cursos, palestras, workshops e encontros, segmentados ou gerais, de formação e atualização ao longo de todo ano. Tivemos, por exemplo, no último dia 17, a palestra ‘Estratégias do marketing digital para as vendas de final de ano’, que foi gratuita e aconteceu de forma presencial na nossa sede no Centro”, afirma Dorival.

 

Para fevereiro de 2023, que é quando o comércio e os serviços precisam de fato se programar para o próximo calendário anual, a Acirp abriu turmas da Escola de Vendas, que contará com 15 encontros noturnos para quem quer mesmo fazer o negócio decolar, com planejamento. A agenda com as oportunidades pode ser consultada no site da Acirp.

 


Cuidados na Black Friday 

De acordo com o Balbino, é importante que durante eventos como este os consumidores não deixem para pesquisar e decidir sobre os produtos na última hora.

 

“Saber exatamente qual o produto e conhecer os preços dele nos últimos 60 dias é primordial, tanto para conseguir comprar com agilidade, evitando ficar sem, quanto para ter consciência de que é um bom negócio. Para compras on-line, é importante ainda escolher sites conhecidos, com boas avaliações de usuários e ficar atento ao valor do frete e dos juros no parcelamento, para ter certeza de que o desconto vale a pena. Na hora de pagar, a dica é usar um cartão de crédito virtual temporário, que muitos bancos já disponibilizam aos clientes por meio de aplicativo”, conclui.

 

Leia mais:
Saiba como se preparar para a Black Friday
 

 


Foto: Revide

Compartilhar: