Setor de bares e restaurantes de RP acredita em recuperação nos próximos seis meses
Para 28,4% dos ouvidos, a aposta é que o ramo se recupere entre dois a seis meses e para 26,9%, recuperação levará até 12 meses

Setor de bares e restaurantes de RP acredita em recuperação nos próximos seis meses

Pesquisa mostra que empresários ainda estão cautelosos, mas otimistas; 90% devem recontratar profissionais perdidos durante a crise do isolamento até janeiro de 2021

Com duas horas a mais de funcionamento desde essa sexta-feira, 9, e retomada no atendimento presencial com a Fase Amarela do Plano São Paulo desde agosto, o setor de bares e restaurantes de Ribeirão Preto vive uma recuperação gradual, após sofrer com os cinco meses de suspensão no atendimento ao público, por causa da pandemia do novo Coronavírus.

O momento de retomada foi constatado em uma pesquisa feita pela Associação de Brasileira de Bares e restaurantes de Ribeirão Preto (Abrasel RP). O estudo mostra que 90% dos empresários do segmento devem abrir contratações até janeiro de 2021.

Já o percentual de donos de estabelecimentos que aposta na volta ao “normal” nos próximos meses, é de mais de 55%. “O cenário é otimista e estamos contando com a melhora no quadro do novo Coronavírus em Ribeirão Preto, como os números têm mostrado; é um período de se preparar, mas também observar”, alerta Renato Munhoz, presidente da Abrasel.

Segmentos e vagas

Ainda de acordo com o levantamento, 79% do comércio de alimentação fora de casa deve contratar até 25% dos funcionários perdidos durante o auge da pandemia na cidade e 11% deve recompor em até 50% o quadro de empregados, nos próximos quatro meses. Somente 9% dos bares e restaurantes contam com o quadro completo de funcionários.  

A maioria das vagas são para garçom, auxiliar de cozinha, recepcionista e gerente.  De acordo com a Abrasel, a orientação é de que todos os colaboradores recebam treinamento adequado para lidar com o novo formato de atendimento nesses estabelecimentos.

A pesquisa mostra que, no planejamento do setor, o cenário adequado referente a faturamento e contratação de funcionários deve levar, no mínimo, seis meses para voltar ao patamar de antes da crise sanitária.

Para 28,4% dos ouvidos no levantamento, a aposta é que o ramo se recupere entre dois a seis meses e para 26,9%, essa recuperação pode levar de seis a 12 meses. “Apesar de uma retomada que se apresenta de forma gradual, os empresários da área ainda estão cautelosos, porque essa retomada depende de vários fatores, como a aprovação de uma vacina e de um plano de reconstrução efetivo”, explica Sacha Reck, conselheiro da Abrasel.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: