Aulas na rede municipal retornam nesta segunda-feira, 6

Aulas na rede municipal retornam nesta segunda-feira, 6

Prefeitura garante que todas as 138 escolas estão preparadas para a volta dos 48 mil estudantes

O ano letivo da rede municipal de ensino começa na próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro, e todas as 138 escolas estão preparadas para receber cerca de 48 mil alunos dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Profissionalizante.

 

São 31 escolas de ensino fundamental, 105 de educação infantil e mais 28 conveniadas, uma de ensino profissional básico (Dr. Celso Charuri) e o Centro de Educação Especial Egydio Pedreschi. Desde a última quarta-feira, dia 1º, as equipes gestoras e os professores estão desenvolvendo o planejamento para o início das aulas.

 

“Todas as nossas escolas estão prontas para mais um ano letivo. Os uniformes já estão nas unidades para serem entregues logo no primeiro dia de aula, juntamente com os materiais, que vão desde lápis, borracha, cadernos até os livros didáticos. Durante o ano passado, nós investimos na infraestrutura, com a compra de novos computadores, notebooks, projetores e sistema de som, novos brinquedos tanto para a educação infantil quanto para as Emefs",  pontuou o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.

 

Concluímos o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros em todas as escolas, iniciamos a climatização das salas de aula, atingindo cerca de 70%, e iremos finalizar durante este ano. Iniciamos também o projeto do Verdejamento em todas as unidades, com 50% já em implantação, tornando mais verdes nossos espaços”, acrescentou

 

Ainda de acordo com o secretário, o foco do ano passado, que foi na alfabetização dos estudantes, recuperando a defasagem na aprendizagem após a pandemia do coronavírus, continua.

 

“Contratamos mais de mil e quinhentos docentes desde janeiro de 2022, prorrogamos o 2º professor na sala de aula do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, por meio do projeto “Todos Juntos”, a recuperação paralela, que foi uma grande aliada, também continua, bem como as oficinas de matemática e língua portuguesa. A ampliação da carga horária também contribuiu para o aprendizado, junto da reestruturação da Língua Inglesa, que este ano será iniciada na Educação Infantil, através de brincadeiras e interações”.

 

 

Plano de Expansão

 

A Prefeitura está investindo cerca de R$ 80 milhões em 25 novas escolas, que serão entregues até o final de 2024. Destas, 13 já foram inauguradas, sendo que a 14ª será entregue neste sábado, dia 4 de fevereiro. Com as novas unidades, serão geradas mais de 6.500 novas vagas para a educação infantil e ensino fundamental.


Foto: Prefeitura

Compartilhar: