Livro digital ajuda a amenizar estresse e problemas no sono causados pelo coronavírus

Livro digital ajuda a amenizar estresse e problemas no sono causados pelo coronavírus

Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto constataram ligação do estresse causada pela pandemia com problemas no sono

Pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, desenvolveram um livro digital com dicas para auxiliar na redução do estresse e problemas no sono causados pela apreensão trazida pela pandemia do novo coronavírus.

O projeto é desenvolvido pela professora Andréa Cândido dos Reis com o auxilio dos pesquisadores Mariana Lima Costa Valente, André Luís Botelho e Simone Kreve. Segundo a pesquisa, os distúrbios do sono, ansiedade e estresse são capazes de desencadear, até mesmo, problemas odontológicos como a Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM). A pesquisa relacionando o estresse à DTM já é desenvolvida há quase uma década.

Atualmente o medo de contrair o novo coronavírus, perder entes queridos por conta da doença covid-19, a mudança na rotina e os problemas econômicos causados pela instabilidade do momento intensificam os distúrbios do sono, ansiedade e estresse que podem piorar todos esses sintomas", explicou Andréa. 

A DTM compromete a articulação da mandíbula e os músculos dessa região. Esse desgaste afeta diretamente a qualidade de vida dos pacientes por provocar sintomas como dores na face, na cabeça e no ouvido, além do surgimento de barulhos na articulação que aumentam a irritabilidade e estresse.

Com o objetivo de oferecer estratégias para a prevenção e alívio das dores causadas pela DTM, os distúrbios do sono e ansiedade,  desenvolvemos um e-book, livro digital interativo, com dicas da terapia tradicional chinesa importantes para amenizar o sofrimento desse período conturbado que é a quarentena. 

Entre as diversas orientações contidas no e-book, Andréa destaca o uso de compressas quentes para diminuir as dores na face. Ela também chama a atenção para que o diagnóstico, seja da DTM, ansiedade ou distúrbios do sono, seja feito por um profissional da saúde. 

“O e-book não tem a ideia de eliminar tratamentos já iniciados, mas sim atuar como um coadjuvante no tratamento e como atitude preventiva ao agravamento desses sintomas”, alerta a pesquisadora.

O e-book pode ser encontrado através do QR code presente neste link e também no QR code  disponível na página da Forp USP e no @ninpi ( laboratório de pesquisa forp-USP) .

Leia mais:
Pacientes oncológicos adotam nova rotina durante pandemia do coronavírus
 


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: