Depois de sete horas, termina cirurgia de gêmeas siamesas no HC de Ribeirão Preto
Segundo assessoria do HC, primeira etapa da separação ocorreu "conforme planejado"

Depois de sete horas, termina cirurgia de gêmeas siamesas no HC de Ribeirão Preto

Procedimento teve início às 8h da manhã deste sábado, 17

A primeira etapa da cirurgia de separação das gêmeas siamesas, Maria Ysabelle e Maria Ysadora, terminou na tarde deste sábado, 17, após sete horas. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas, "a cirurgia transcorreu exatamente como o planejado". A expectativa é de que o pós operatório evolua com tranquilidade. O procedimento teve início por volta das 8h e terminou às 15h. As equipes médicas deverão se manifestar nesta segunda-feira,19. 

 Cerca de 30 profissionais participaram da cirurgia.  O médico responsável pelo procedimento de separação é Hélio Rubens Machado.

Leia mais:
Cirurgia com meninas siamesas em Ribeirão Preto pode mudar medicina no Brasil

Ao todo, serão quatro etapas cirúrgicas semelhantes e a última mais densa. “A quarta e final será o procedimento mais complexo e mais demorado, pois temos que idealizar de onde tiraremos retalhos de pele para a parte superior da cabeça. É um desafio, mas gera entusiasmo. Estamos empolgados e acreditamos que tenha uma boa chance de êxito ao final de todo procedimento”, fala o chefe da divisão de cirurgia plástica do HC, Jayme Farina Junior.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: