Prefeitura rebate nota do Estado sobre instalação do Instituto Butantan em Ribeirão

Prefeitura rebate nota do Estado sobre instalação do Instituto Butantan em Ribeirão

Apesar do Governo de São Paulo descartar, por enquanto, a implantação do Butantan na cidade, a administração garante que obra será feita

A Prefeitura de Ribeirão Preto emitiu um posicionamento contrário ao declarado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo a respeito da instalação do Instituto Butantan na cidade.

Na sessão de terça-feira, 10, na Câmara Municipal, o vereador Luciano Mega (PDT) leu um ofício assinado por Eduardo Barbin, chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, na qual ele declara ser inviável a implantação do instituto no município.

O ofício foi endereçado ao deputado estadual Sargento Neri (Avante). O parlamentar havia questionado o governo sobre a viabilidade da implantação do Butantan em Ribeirão Preto. Leia um trecho da resposta emitida no dia 5 de fevereiro:

“Acusamos o recebimento do Ofício em epígrafe que trata de requerimento sobre a viabilidade da implantação de uma unidade do "Instituto Butantan" no município de Ribeirão Preto. [...] Ocorre, entretanto, que embora o Município de Ribeirão Preto seja um relevante centro de saúde, educação, pesquisa, turismo de negócios e cultura, a Secretaria da Saúde, neste momento, ao considerar questões orçamentárias, financeiras, bem como as diretrizes das políticas públicas estabelecidas para a promoção da saúde em todo o Estado de São Paulo, entende não ser conveniente nem necessária a instalação da referida unidade do Instituto Butantan no município”.

Todavia, nesta quarta-feira, 11, a prefeitura informou que possui um posicionamento contrário ao declarado e tem plena convicção que a cidade reúne todos os requisitos necessários para receber o departamento do Instituto Butantan.

Ressaltou ainda, que acredita que o posicionamento seja de um segmento técnico da área em questão e que continuará pleiteando a instalação deste departamento. 

“O projeto executivo já está concluído e a proposta é construir a sede, um prédio com 4,9 mil metros quadrados com laboratórios e linha de produção em uma área de 30 mil metros quadrados pertencente à Universidade de São Paulo (USP)”, informou o Executivo.

A primeira menção sobre a filial do Butantan na cidade foi feita pela prefeitura no início de 2018. Em novembro daquele ano, o Executivo municipal entregou as propostas ao governo do Estado. A confirmação de que a obra seria feita veio no dia 28 de dezembro de 2018

Em janeiro de 2019, o Portal Revide questionou o Instituto sobre o projeto, que respondeu ainda não haver nada de concreto e nem prazos. Desde então, não foi divulgado nenhum avanço nas negociações. A reportagem tentou contato novamente com o Instituto, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.


Foto: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar: