Artistas de rua realizam ato a favor da livre expressão artística em Ribeirão
No protesto, os artistas realizaram apresentações variadas

Artistas de rua realizam ato a favor da livre expressão artística em Ribeirão

Uma carta de repúdio contra as ações da Fiscalização Municipal foi assinada por diversas entidades culturais, além de artistas independentes

Os artistas de rua, em Ribeirão Preto, realizaram no final da manhã deste sábado, 28, um ato a favor da livre expressão artística em Ribeirão Preto. O protesto teve início por conta de ações da Fiscalização Municipal contra o trabalho cultural.

Uma carta de repúdio contra as escolhas da Fiscalização foi assinada por diversas entidades culturais, além de artistas independentes. O ator Jeferson Menino, de 26 anos, falou sobre o ato.

Jeferson Menino busca oferecer opção de arte gratuita para população.“Os fiscais estão abordando os artistas de forma ilegal. Eles não estão agindo de acordo com a lei. Estamos sendo proibidos de conversar e fazer o nosso trabalho. Os fiscais querem apenas impor o que eles pensam. Chamamos de ato artístico, pois realizamos várias apresentações artísticas de amigos que utilizam a rua para a apresentação. Ao mesmo tempo vamos conscientizar as pessoas do que está acontecendo conosco”.

O protesto aconteceu até as 13h. “Nós, como artistas, somos formados em teatro e escolhemos trabalhar na rua. Foi nossa opção e não é por falta de trabalho. Olhamos para a rua como um lugar de ocupação onde fornecemos arte gratuita para o povo que passa. Estamos prestando serviço público para as pessoas e a própria prefeitura tenta vetar isso”.

Menino é um dos destaque como estátua viva no calçadão de Ribeirão Preto. “Temos uma companhia de estátua viva em Ribeirão Preto, a única do País, o que nos enche de orgulho. Fazemos muitas apresentações coletivas. Montamos o presépio vivo, fazemos a corrida e temos toda preparação física e mental, pois ficar parado não é fácil”.




 


Fotos: Pedro Gomes

Compartilhar: