Comércio de Ribeirão Preto estuda possível redução do número de feriados em 2018
Entidades e empresários sinalizam que pretendem reduzir o número de feriados municipais em Ribeirão Preto

Comércio de Ribeirão Preto estuda possível redução do número de feriados em 2018

Dia de São Sebastião é o mais cotado para se tornar ponto facultativo

Entidades comerciais de Ribeirão Preto estudam a possibilidade de reduzir a quantidade de feriados municipais em 2018. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), o comércio deixará de lucrar com 13 feriados nacionais (sendo que dez deles podem ser considerados prolongados) e mais dois municipais.

Para o presidente do sindicato, Paulo César Garcia Lopes, existe a possibilidade de que a reivindicação dos lojistas chegue até a Câmara e a Prefeitura. "Algumas entidades estão se reunindo e conversando para que um feriado municipal possa se tornar facultativo, com o intuito de que o comércio não seja prejudicado em virtude do fechamento dos estabelecimentos. Por enquanto, nada foi formalizado a respeito", explica Lopes.

O feriado municipal que inicialmente não corre riscos de ser extinto é o aniversário da cidade, data mais importante do município. Por outro lado, o Portal Revide apurou que o feriado mais cotado para entrar na lista dos pontos facultativos é o Dia de São Sebastião, o padroeiro da cidade, que é comemorado no dia 20 de janeiro. A data, que até então é considerada feriado, cairá no terceiro sábado de 2018.

Em 2016, Ribeirão Preto perdeu um feriado pelo mesmo motivo; a falta de lucro e produtividade no comércio e indústrias. O Dia da Consciência Negra saiu do calendário oficial do município após ação civil movida pelo Ministério Público, a partir de uma representação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: