Correios mudam horário de entrega de correspondências em Ribeirão Preto
Correios muda horário de entrega de correspondências em Ribeirão Preto

Correios mudam horário de entrega de correspondências em Ribeirão Preto

Em função do calor da cidade, entregas que antes eram feitas pela tarde passam a ser feitas exclusivamente no período da manhã

A entrega de correspondências feita pelos carteiros, que antes era vespertina, passa a ser matutina em Ribeirão Preto. A mudança foi implantada em definitivo nesta segunda-feira, 27. A troca de períodos pode ser vista como uma conquista para a categoria, que há anos reclamava das altas temperaturas da cidade no período da tarde.

O município conta hoje conta com seis unidades de distribuição de correspondências e, após um acordo coletivo, a entrega feita pelos carteiros passou, desde janeiro e pouco a pouco, a ser feita de manhã. A conquista só foi obtida após um cronograma de implantação feito pelos Correios após o acordo. Dessa forma, aos poucos, as agências passaram a permitir que os funcionários saíssem às ruas pelas manhãs. 

O problema é que uma agência, a Central, ainda era a única que não realizava a entrega matutina. Apesar de três meses de atraso em relação à previsão inicial, começou nesta segunda-feira, 27, a entrega pela manhã. 

“A categoria sempre sofreu com as altas temperaturas de Ribeirão Preto. O sol escaldante judia do trabalhador, que não tem opção: ele precisa trabalhar pelo sustento da família. Agora, com a entrega matutina, nós temos certeza que, além de sofrer menos com o calor, o funcionário vai render ainda mais” – explicou a diretora do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios na região de Ribeirão Preto, Fernanda Romano.

Se antes a entrega era feita das 12h às 17h, agora os carteiros saem às ruas das 8h30 às 13h. Com a mudança, implantada nesta segunda-feira, mais de 260 trabalhadores de toda a cidade passaram a se beneficiar.

E se os funcionários só têm a comemorar, os moradores de Ribeirão Preto também ganham com a mudança, já que os trabalhadores tendem a render mais com o clima mais ameno. À tarde, em função do desgaste físico causado pelo sol intenso, o cansaço é maior e os riscos à saúde também.

“Agora quem recebe a conta com vencimento no dia, consegue se programar para pagar sem atraso” – ressaltou Carla Aparecida Borges de Almeida, também diretora do Sindicato.

Vários municípios da região, como Franca, Araraquara e Barretos, dentre outros, já foram contemplados com a mudança. As cidades menores estão em fase de implantação, em função do acordo coletivo. 


Foto: Divulgação

Compartilhar: