Deputada estadual quer impedir fechamento da UBDS Central, em Ribeirão
A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou a mudança no começo do mês de junho

Deputada estadual quer impedir fechamento da UBDS Central, em Ribeirão

Marcia Lia (PT) enviou uma indicação ao governador do Estado para que AME seja instalado em outro local

A deputada estadual Marcia Lia (PT) fez uma indicação ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), solicitando estudos técnicos e financeiros para que o fechamento da UBDS Central de Ribeirão Preto seja evitado e que o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) seja implantando em outro local. A deputada também levou o assunto para a Assembleia Legislativa com a intenção de discutir com outros parlamentares para que o movimento ganhe força.

Marcia diz que o prédio do Pronto Socorro Central foi construído, pensado e preparado para o tipo de atendimento que presta atualmente e que o local é estratégico para toda a população de Ribeirão Preto, com acesso fácil e rápido. "Quando a implantação de uma unidade de saúde implica no fechamento de outra unidade que presta serviços diversos, não podemos dizer que haverá melhoras no atendimento", ela diz.

A deputada afirma que não é contra a instalação do ambulatório, mas que "cabe ao governo do Estado encontrar outro espaço para a instalação do AME, que atenda a suas necessidades e agregue serviços ao sistema de saúde da cidade, em vez de retirar serviços".

Segundo a congressista, a UBDS Central, de acordo com dados da própria Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto, realizou 170 mil consultas médicas e mais de 10 mil atendimentos odontológicos de urgência em 2016. "De acordo com relatos dos movimentos em prol da UBDS Central, a unidade já está sobrecarregada, e hoje a necessidade é pela construção de mais uma unidade e não do fechamento", ela comenta.

Marcia acrescenta que a prefeitura está fazendo uma construção contrária à vontade da população de Ribeirão Preto - que já se manifestou de diversas formas e angariou mais de 10 mil assinaturas de usuários do serviço - para assumir compromisso com o Governo do Estado.

Entenda

A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou, no começo do mês de junho, que irá realizar a mudança da UBDS para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste, no Sumarezinho, Zona Norte da cidade. A Administração Municipal pretende instalar o AME onde hoje funciona a UBDS.

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) garantiu que a UBDS só será totalmente realocada quando o prédio da UPA ficar pronto. Ainda não há uma data definida para que a transferência ocorra. Os funcionários aguardam uma definição se serão transferidos para a nova unidade ou para outros postos de saúde de Ribeirão Preto.
 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: