Manifestantes protestam contra transformação de UBDS em AME
Manifestantes protestam contra transformação de UBDS em AME

Manifestantes protestam contra transformação de UBDS em AME

Funcionários, sindicalistas e usuários do SUS realizaram ato em frente à Unidade Básica de Saúde Central

Funcionários da UBDS Central, sindicalistas e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) protestam no fim da tarde desta terça-feira, 8, contra a cessão da UBDS para instalação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no local. Os manifestantes alegam que a retirada do pronto atendimento da região central vai prejudicar os moradores dos bairros próximos, que terão de se deslocar para serem atendidos em locais mais distantes, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Cuiabá e da Avenida Treze de Maio.

O vereador Adauto Marmita (PR), que esteve no local, acredita que a UBDS não pode ser fechada por estar no "coração do município. "Isso não foi falado pelo prefeito Duarte Nogueira durante a campanha", afirmou. Já o vereador Alessandro Maraca (PMDB) acredita que a unidade Central é uma referência para a população de Ribeirão Preto e por isso não pode ter mudada a função. "Quem quer fechar nunca entrou neste local para ser atendido", criticou.

Já o também vereador Jean Corauci (PDT) acredita que a doação do prédio para o Governo Estadual instalar o AME não deve passar com facilidade na Câmara, pois ele aponta que a sugestão já tem sofrido resistências de outros vereadores. Corauci também pede que antes que o município feche a UBDS Central, apresente uma lista com os imóveis que estão vazios, que podem ser cedidos ao Estado no lugar da UBDS. 

"Queremos que o governo comece ouvir ar pessoas, porque acreditamos que eles nunca vieram aqui, e que aprendam com os erros dos outros, como São Carlos, que não conseguiu abrir o AME por falta de estacionamento. Porque Campinas tem um Ame e não precisou ceder prédio? Ribeirão tem muito lugar, e não vamos perder esse AME, só se o governador quiser", disse Maraca.


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: