Em Ribeirão Preto, João Doria garante implantação de dois AMEs
Promessa de campanha de Duarte Nogueira (PSDB) recebe aval do governador

Em Ribeirão Preto, João Doria garante implantação de dois AMEs

Governador do Estado de São Paulo esteve no município nesta terça-feira, 16

O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), esteve em Ribeirão Preto nesta terça-feira, 16, para uma série de anúncios, com ênfase nas áreas da saúde e segurança pública. Dentre eles, o governador reassumiu o compromisso de implantar duas novas unidades do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) na cidade.

Para isso, foi assinado um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Ribeirão Preto que garante o investimento estadual na compra dos equipamentos da unidade e para o custeio, após a conclusão das obras físicas que são responsabilidade do município.

Uma das AMEs será implantada onde hoje funciona o Centro de Referência da Saúde da Mulher, no bairro Quintino II, na Zona Norte, e será chamado de “AME Mulher”. A outra unidade ficará na Vila Virginia, próxima da Fatec, o AME Mais.

Esse último, segundo o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), já está em fase de licitação do projeto executivo. Os ambulatórios são promessas de campanha do prefeito que prometeu a construção de quatro unidades. Até o momento, contudo, nenhuma ainda saiu do papel.

Leia mais:
"Márcio França foi um covarde", declara João Doria em Ribeirão Preto

Hospital das Clínicas

Além de Doria, o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, também participou da cerimônia. Germann autorizou a contratação de 210 novos profissionais para reforçar o quadro clínico do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto. A autorização foi publicada no Diário Oficial no dia 13 de julho e prevê o aproveitamento de remanescentes de concursos públicos, com prazo de validade vigente.

Poderão ser contratados 36 médicos, 46 enfermeiros, 90 técnicos de enfermagem, 30 agentes técnicos de assistência à saúde, 3 técnicos de laboratórios, 2 agentes técnicos de saúde, 2 auxiliares de saúde e 1 agente de saúde.

O anúncio tem o intuito de reforçar o quadro de funcionários do HC que sofreu baixas ao longo de 2019. Em maio deste ano, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) convocou o secretário para prestar esclarecimentos sobre a suspensão dos transplantes de fígado no HC de Ribeirão Preto. O pedido foi feito pelo deputado estadual Rafael Silva (PSB), que também estava presente no evento nesta terça-feira.

Os transplantes de fígado estavam suspensos no HC, por falta de anestesistas, de acordo com o hospital. Segundo o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), o motivo para a escassez de funcionários era o baixo salário oferecido.

Com isso, no final de maio, o HC recebeu um repasse de R$ 3 milhões do governo estadual para a contratação emergencial de novos profissionais focados em transplantes, que foram retomados no dia 3 de junho, além dos demais setores que atualmente possuem déficit de funcionários.

Leia mais:
HC recebe repasse para contratação de profissionais e retomada de transplantes

Aplicativo

Além dos AMEs, também foi anunciado com entusiasmo o lançamento do aplicativo “Hora Marcada” que possibilita ao paciente agendar consultas no SUS utilizando somente o celular. A tecnologia foi desenvolvida pela Prodesp, empresa de informática do governo do Estado.

Até o momento, dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) (confira a relação abaixo) podem ser acessadas por meio do aplicativo. Com o Hora Marcada, o paciente poderá visualizar as datas e horários dos agendamentos, de consultas e exames, bem como reagendar e cancelar as visitas.

Para ter acesso ao “Hora Marcada”, o paciente deverá baixar o aplicativo, disponível gratuitamente na Google Store e, em breve, mas ainda sem data confirmada, na Apple Store. Após a instalação, é preciso preencher informações básicas como número do cartão SUS e CPF. O “passo a passo” do uso pode ser consultado neste link

Relação das UBSs com o “Hora Marcada”:

UBS Rubens Lisandro Nicoletti Filho - José Sampaio
Rua Elydio Vieira de Souza, 50

UBS Prof. Jacob Renato Woiski - João Rossi
Avenida Independência, 4.315

UBS Wilma Delphina de O. Garotti - Vila Tibério
Rua 21 de Abril, 779

UBS "Carlos Chagas" - Vila Abranches
Rua Maria Abranches de Faria, 550

UBS Dr. José Carlos Say - Jardim Maria das Graças
Rua Cruz e Souza, 3170

UBS José Ribeiro Ferreira - São José
Rua Madre Maria Teodora Voiron, 110

UBS Dr. Luiz Philipe Tinoco Cabral - Adão do Carmo Leonel
Rua Antônio Vicco, 201

UBS Adalberto Teixeira Andrade - Vila Recreio
Rua Tabatinga, 320

UBS Dr. João Paulo Bin - Ipiranga
Avenida Dom Pedro I, 1359

UBS Vila Mariana
Rua Ribeirão Preto, 1070


Foto: Paulo Apolinário

Compartilhar: