Mais da metade de médicos recém-formados foi reprovada em prova do Cremesp
Mais da metade de médicos recém-formados foi reprovada em prova do Cremesp

Mais da metade de médicos recém-formados foi reprovada em prova do Cremesp

Maior índice de reprovação foi observada entre os egressos de escolas médicas de ensino privado

Mais da metade dos egressos dos cursos de medicina no Estado de São Paulo em 2016 foi reprovada no Exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Segundo informações do próprio conselho, dos 2.677 inscritos, 1.511 (56,4%) dos participantes não atingiram 60%, ou 72 das 120 questões da prova.

Para Bráulio Luna Filho, diretor do Cremesp, o nível de dificuldade da prova é de médio para fácil e o resultado preocupa. “Nosso esforço é para que as escolas melhorem os seus métodos de avaliação e a qualidade da formação destes profissionais”, destacou durante coletiva realizada na sede da instituição, na capital paulista, na manhã desta quarta-feira, 8.

Público e Privado

A maioria dos reprovados é egressa das escolas médicas de ensino privado. Dos 1.747, apenas 33% (588) acertaram mais de 60% da prova, no ano passado – quando 1.825 prestaram o exame –, esse número foi de 41,2% (751).

O número de aprovados egressos de instituições públicas em 2016 também apresentou queda em relação a 2015. Foram 62,2% aprovados no ano passado contra 73,8% em 2015.

A prova

O exame, aplicado em outubro de 2016 pela Fundação Carlos Chagas (FCC), em Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo e Taubaté, teve 120 questões de múltipla escolha e abrangeu as principais áreas da Medicina: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Pública e Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas.


Foto: Divulgação

Compartilhar: