Morador limpa praça, mas prefeitura não recolhe o lixo há um mês

Morador limpa praça, mas prefeitura não recolhe o lixo há um mês

Aposentado realiza serviços na Praça Nicolau Antônio Calache, no Bairro Jardim Irajá; Solicitação para limpeza foi feita em 4 de julho

Desde o ano passado o bancário aposentado Sérgio Léllis, morador do Jardim Irajá, realiza limpeza da Praça Nicolau Antônio Calache. “Eu limpo porque me incomodava ver tanta sujeira de folhas e galhos. Me faz bem”, explica.

Todos os dias pela manhã ele pega o rastelo, enxadão e outros itens de jardinagem para fazer alguns reparos no local e para tentar mantê-lo limpo. Na praça tem uma área onde a terra jorra água, desconfiado de um vazamento, o morador desligou o registro do cano e acionou o Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp). “Mas, até o momento ninguém apareceu para fazer os reparos”, lamenta o aposentado.

Uma moradora da Zona Sul, que passava pelo local no momento em que Sérgio realizava a limpeza, afirmou que já o viu diversas vezes na Praça. “Ele sempre está aqui neste horário. Eu passo por aqui porque é caminho para o meu trabalho. É um bom serviço o que ele está prestando, já vi uma senhora escorregar nessas folhas que ninguém vem recolher”, destaca a moradora, que pediu para não se identificar.

Sérgio Léllis tem três protocolos abertos no canal de atendimento da administração municipal, sendo para solicitação de retirada do lixo, resolução do problema de erosão e outro de vazamento de água, ambos não foram selecionados.

Pontos de Erosão

Além do ponto de vazamento identificado por Sérgio Léllis, que tem causado um leve processo de erosão, há outro ponto em que o banco foi retirado e apresenta buracos no terreno. Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que tem conhecimento sobre a retirada do banco e que tomará as providências necessárias.

Sobre a manutenção, o coordenador de Limpeza Urbana (CLU) disse que “lamenta que pessoas utilizem espaços de lazer para o descarte irregular de lixo, entulho e restos de jardinagem”.

A secretaria garantiu que a CLU já emitiu ordem de serviço para que as equipes comecem o trabalho ainda nesta semana.


Foto: Bruno Silva

Galeria de imagens

Compartilhar: