
Mulheres encontram cobra no Campus da USP, em Ribeirão Preto
Judite Aparecida Marin Dreossi pegou o animal, que estava próximo à calçada do local, e o colocou de volta na mata
No Campus da USP, em Ribeirão Preto, três amigas encontraram uma cobra que descansava próxima à calçada do local. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 8, durante uma caminhada das mulheres.
Ao perceberem a presença da cobra, a conselheira de saúde Judite Aparecida Marin Dreossi decidiu pegar o animal com um graveto, mesmo não sendo o indicado. Nessas situações, o ideal é acionar o Corpo de Bombeiros, ou entrar em contato com o zoológico da cidade.
Judite diz que ficou encantada com o animal. “Eu conversei com a cobral e com uma vareta o peguei. Ela era muito linda. A peguei, pois já possui uma em casa, então eu sabia um pouco como manuseá-la”, diz.
A mulher fala que adora caminhar no Campus da USP. “Já vi muitos bichos lá. Principalmente saguis”. Além de Judite, Elisangela Sant'Anna e Joana Silva também presenciaram a situação.
Joana diz que já viu outros animais na USP. “Sempre vemos cobras lá. Essa estava imóvel. Daí, mexemos nela e percebemos que estava viva. Foi algo comum, mas inusitado”.
O Portal Revide entrou em contato com a assessoria de imprensa da Universidade, que respondeu que o aparecimento de animais silvestres no Campus é normal.
“O campus da USP é um local arborizado e com grande área de mata. Além de ter a Floresta USP e pequenas reservas, também é cercada pelo lado oeste, por uma fazenda. É normal que apareçam animais silvestres. Essa cobra não é a primeira que aparece, assim como outros”.
Também foi informado que a Guarda Universitária faz rondas diariamente, por várias vezes, e sempre que necessário orienta os usuários, como no caso de quando houve infestação de carrapatos. Na época, aconteceram palestras informativas e foram colocados placas de orientação sobre os locais com mais insetos.
“No lago, por exemplo, existe placa de proibição de nadar e pescar. Lembramos que a proteção de animais silvestres está prevista em Lei”.
Foto: Reprodução Facebook