Na região de Ribeirão Preto, 3% dos presos não retornaram da saída temporária

Na região de Ribeirão Preto, 3% dos presos não retornaram da saída temporária

Das 1.331 pessoas que saíram de unidades na região, 41 não retornaram das festas de final de ano e são considerados foragidos

Dos 1.331 condenados que cumprem pena em unidades prisionais da região de Ribeirão Preto beneficiados pela saída temporária de Natal e Ano Novo, 3% não retornaram até o dia 2 de janeiro, data estipulada, e são considerados foragidos.

Segundo balanço da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), 41 presos não retornaram da saidinha, um benefício previsto na Lei de Execuções Penais, que depende de autorização judicial. "Os condenados que cumprem pena em regime semiaberto, de bom comportamento, poderão obter autorização para saída temporária do estabelecimento, por prazo não superior a sete dias, em até cinco vezes ao ano", informou a SAP por meio de nota. A autorização é concedida por ato normativo do Juiz de Execução, após ouvido o representante do Ministério Público.

Ainda segundo a secretaria, quando o preso não retorna à unidade prisional, além de considerado foragido, perde automaticamente o benefício do regime semiaberto, ou seja, quando recapturado, volta ao regime fechado.

Os dados da região são de cinco unidades prisionais, entre elas o Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis, que teve percentual de retorno de 96%, com 1.047 presos liberados e 1.009 que retornaram. Todos os beneficiados saíram das unidades no dia 23 de dezembro e deveriam retornar dia 2 de janeiro.

Em todo o Estado de São Paulo 32.754 pesos saíram das unidades e 31.266 retornaram, com taxa de retorno de 95,5%. Foi registrado um óbito de condenado que estava em saidinha.

Em Ribeirão Preto, dois casos envolvendo presos em saída temporária foram registrados na Central de Polícia Judiciária. Os dois detentos de penitenciárias de Marília e Bauru se envolveram em crimes. Um deles chegou a ser atropelado e baleado por vítimas que reagiram a um assalto, no dia 3 de janeiro, no Ipiranga.

Leia mais:

Em saída temporária, suspeito de assalto é atropelado e baleado em Ribeirão Preto

Homem tenta furtar motocicleta durante "saidinha de Natal", em Ribeirão Preto


Imagem: Arquivo Revide

Compartilhar: