Nogueira completa anúncio de secretariado para Ribeirão Preto
Nogueira completa anúncio de secretariado para Ribeirão Preto

Nogueira completa anúncio de secretariado para Ribeirão Preto

Prefeito eleito apresenta responsáveis pela Cultura e Turismo, além de Coderp, Cohab, Transerp, Theatro Pedro II e Fundo Social

O prefeito eleito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), apresentou nesta segunda-feira, 19, os nomes dos secretários que assumirão as pastas que comporão sua equipe a partir de 1º de janeiro de 2017. Foram apresentados os nomes da Cultura; do Turismo, desenvolvimento e Tecnologia, e os superintendentes da Coderp, Cohab e Transerp e a presidente da Fundação Pedro II.

A presidente da Fundação Pedro II será a ex-primeira-dama e que também já o ocupou o cargo que assume em janeiro, Mariana Jábali, que de acordo com Nogueira, terá como missão por “aquele maravilhoso espaço” ao uso da população.

Já a Cultura ficará a cargo do empresário do ramo de transportes José Carlos Oliveira Filho. Para o prefeito eleito, o novo secretário deverá buscar recursos para recuperação dos museus do município, e resgatar eventos, como o festival japonês Tanabata, para o calendário cultural da cidade.

O secretário de Turismo, que a partir da próxima gestão passará por reorganização para também atender o Desenvolvimento, a Ciência e Tecnologia, será o sindicalista Edmilson Domingues, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

“Resolvemos sair do óbvio de indicar um empresário para esta pasta. Resolvemos trazer alguém que faça os empresários serem os protagonistas na geração de empregos”, afirmou Nogueira, que completou dizendo que a pasta deverá desburocratizar a vida do empreendedor no município, para agilizar a abertura de empresas, o licenciamento dos estabelecimentos e que deverá trabalhar um projeto de Parceria, Público, Privada (PPP), para transferir o Parque Permanente de Exposições para iniciativa privada.

Já a engenheira Guatabi Bernardes Costa ficará à frente da Coderp, que segundo o prefeito eleito, deverá “passar um pente-fino” em todos os contratos da autarquia, e desvincular a Coderp das funções que não seriam atribuídas a ela.

A meta de Nogueira é transformar a autarquia em prestador de serviços de informação para a instalação da região metropolitana. “Coube às mulheres as missões mais difíceis em nosso início de trabalho”, brincou Nogueira ao anunciar Guatabi.

Outro engenheiro, Antônio Carlos de Oliveira Júnior, será o superintendente da Transerp, a qual o prefeito eleito elencou que será necessária a organização da companhia para que se possa implantar o projeto de Mobilidade Urbana, e que se faça a retirada dos automóveis da região Central do município. “Mostrar a capacidade de transformar a mobilidade e o ambiente urbano de nossa cidade”, disse o futuro prefeito.

Já a Cohab ficará a cargo de Edson Ortega Marques, que não esteve presente no anúncio por estar envolvido em outras atividades. Ortega traz em seu currículo a Secretaria Nacional de Habitação, no governo Fernando Henrique Cardoso, a secretaria de Desenvolvimento Social de Mário Covas, além de ter ocupado cargos quando os ministros José Serra e Gilberto Kassab foram prefeitos da cidade de São Paulo. Atualmente ele estava ocupando a secretaria de Planejamento de Sorocaba.

Já a primeira-dama, a advogada Samanta Pineda, ficará à frente do Fundo Social da Solidariedade, pasta que não utiliza recursos públicos.


Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: