Ribeirão Preto é o 22º município mais inteligente e conectado do Brasil

Ribeirão Preto é o 22º município mais inteligente e conectado do Brasil

Ranking Connected Smart Cities leva em consideração conectividade em 11 fatores

Ribeirão Preto aparece na 22ª posição do ranking Connected Smart Cities, realizado pela consultoria Urban Systems, que avalia o desempenho das cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil.

O levantamento preliminar foi publicado pelo site da revista Exame, na sexta-feira, 16, e leva em consideração 11 fatores para a formação do ranking - mobilidade urbana, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, economia e governança.

O município recebeu 26,956 pontos. Embora apareça entre as principais cidades brasileiras, Ribeirão Preto caiu três posições na comparação com o levantamento anterior, de 2016, com números referentes a 2015, quando foi o 19º com 29,9 pontos.

A cidade de São Paulo é a líder do ranking, com 33,1 pontos, motivada pela aprovação de um novo Plano Diretor, e é seguida por Curitiba-PR, com 32,4 pontos, Rio de Janeiro (32,1 pontos), Belo Horizonte-MG (30,7), Vitória-ES (30,4), Florianópolis (30,2), Brasília (29,9), Campinas (29,7), São Caetano do Sul (29,4) e Recife-PE (29,3) fecham os dez melhores ranqueados.

Na região de Ribeirão Preto, a única cidade que aparece é Jaboticabal – além de Ribeirão -, com 23,3 pontos, na 96ª colocação, sendo a primeira vez em que o município aparece no levantamento.

A Urban Systems lembra que o intuito do ranking é promover a troca de informações e de ideias entre governos e empresas para atender às necessidades dos cidadãos.

Leia mais:
Ribeirão Preto é o 19º município mais inteligente do Brasil
Em 2050, a população de Ribeirão Preto será a mais velha do Estado


Foto: Prefeitura Ribeirão Preto/ FL Piton

Compartilhar: