Ribeirão Preto faz mais de 30 denúncias durante campanha de combate à corrupção
Usuários utilizaram ferramenta digital para realizar as denúncias

Ribeirão Preto faz mais de 30 denúncias durante campanha de combate à corrupção

Denúncias serão encaminhadas a órgãos de fiscalização para que as informações passadas pela população sejam apuradas

A população de Ribeirão Preto fez 32 denúncias durante os 10 Dias de Combate à Corrupção que se encerrou nessa quarta-feira, 21. Segundo os provedores da plataforma que coletou as informações, as denúncias foram desde casos de nepotismo no serviço público até de “comportamento anômalo”.

Agora, as informações serão organizadas para que sejam disponibilizadas a órgãos de fiscalização, como as polícias Civil e Federal, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e o Ministério Público Federal (MPF), além dos Tribunais de Contas do Estado e da União.

Leia mais:
Ribeirão Preto recebe "maratona" de ações para o combate à corrupção

“Vai depender do que a gente vai receber. Da qualidade da informação que a gente já tem. Podemos receber informações que podem, até mesmo, reforçar uma suspeita que a gente já tinha. Podemos nos debruçar e aumentar o nosso trabalho. Com o uso da ferramenta, podemos conseguir filtrar o que é relevante e o que é indício. Pode ser a ponta de um iceberg que tem lá embaixo, pode ser uma nova Sevandija, ou algo que não seja uma irregularidade formal, que precise de apenas um ajuste na forma em que foi colocada no sistema”, analisou o promotor Leonardo Romanelli, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP-SP.

No entanto, Romanelli lembra que é preciso ter cuidado com as informações colhidas, para que não ocorra uma caça as bruxas. “Precisamos ter cuidado, critério de uso, tanto pela população, quanto por nós, para que isso não vire uma caça às bruxas, mas, sim, um movimento de prevenção de novos abusos, para que não haja uma crise no orçamento como houve na última gestão”, concluiu.

Uso estendido

As denúncias podem continuar a serem feitas pela plataforma RevelaGov, já que foi firmado um acordo dos organizadores da ferramenta com o Instituto Ribeirão 2030 para que a ferramenta permaneça gratuita e com acesso ao público por mais seis meses. Os usuários poderão acessá-la pelo site dos 10 Dias de Combate à Corrupção.

“Nós não torcemos para que aumentem as denúncias, pelo contrário. Queremos que o poder público entenda que o mundo mudou. Nós [a população] cansamos de dar procuração em branco para os gestores públicos, queremos mais eficiência na gestão do poder público”, explicou Rafael dos Anjos, criador do RevelaGov.

 


Imagem: Arte/Ministério da Justiça

Compartilhar: