Ribeirão Preto realiza a 48ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida
Ribeirão Preto realiza a 48ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida

Ribeirão Preto realiza a 48ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida

Peregrinação de 12 quilômetros acontece na próxima quarta-feira, 12, e expectativa é receber 40 mil pessoas; concentração dos romeiros terá início às 5h, na Câmara Municipal

Fé é a palavra que marca o dia 12 de outubro - feriado nacional em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Há 48 anos, os devotos de Ribeirão Preto e região promovem uma peregrinação especial, a Romaria de Nossa Senhora Aparecida.

Com a expectativa de atrair mais de 40 mil pessoas, o percurso de 12 quilômetros começa na Câmara Municipal (Av. Jerônimo Gonçalves, 1200) e segue até a Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim (Rua Coronel Furquim, 389), no distrito de Bonfim Paulista.   

A concentração está marcada para as 5h, na portaria da Câmara Municipal. Às 5h30, o andor de Nossa Senhora Aparecida, acompanhado por homilia do Padre Daniel Aparício Rasteiro, da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário, chegará ao local. A caminhada terá início às 6 horas ao som do cantor Leonetti.

O itinerário fará o seguinte trajeto: avenida Caramuru, viaduto do Anel Viário, Estrada Municipal Via do Rosário,  rotatória do Condomínio Royal Park e chegará à Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim. Uma missa será celebrada às 10 horas pelo arcebispo Dom Moacir Silva.

Durante todo o percurso a 48º Romaria de Nossa Senhora Aparecida contará com espetáculos em homenagem à padroeira. O primeiro acontecerá na rotatória da Avenida João Fiúsa. Na ocasião, o grupo de crianças do circo Só Riso irá representar a pirâmide da padroeira do Brasil.  Outro, será encenado em frente ao Hospital Santa Tereza.  Os atores Wilson Bioforte, Paulo Bortolin e Toco, do grupo de Reisado,  mostrarão o momento em que a Virgem Maria é encontrada no Rio Paraíba, em Guaratinguetá (SP).

História

Em 1967, o cabo da Polícia Militar Luiz Gonzaga do Carmo criou um monumento para Nossa Senhora Aparecida ao lado da Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim. No ano seguinte, 33 fieis caminharam 10 quilômetros, da Paróquia Santa Maria Goretti, na Vila Virgínia, zona Oeste de Ribeirão, até a igreja de Bonfim Paulista. A cada ano o número de peregrinos aumenta.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal da Cultura e a Administração Regional de Bonfim Paulista.

Serviço

48ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida
Quando:
 12 de outubro (quarta-feira)
Concentração: às 5h, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto (Av. Jerônimo Gonçalves, 1200)
Missa: às 10h, na Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim (Rua Coronel Furquim, 389), em Bonfim Paulista


Foto: Pedro Gomes

Compartilhar: