Romaria de Nossa Senhora da Aparecida deve reunir 50 mil fiéis no feriado
Neste ano são esperados cerca de 50 mil devotos na romaria

Romaria de Nossa Senhora da Aparecida deve reunir 50 mil fiéis no feriado

Secretaria da Cultura e Turismo divulga cronograma completo da celebração

Nesta quinta-feira, dia 12 de outubro, a Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto convida os fiéis da cidade e da região metropolitana a participarem da 52ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida. O evento terá início às 5h e terá como ponto de partida o estacionamento da Câmara Municipal, que fica na Avenida Jerônimo Gonçalves, 1.200.

 

Com um percurso de 12 quilômetros, os romeiros seguirão pela Via do Rosário (estrada velha) rumo à Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, que fica na Rua Cel. Furquim, 389, em Bonfim Paulista, onde acontece a Santa Missa Campal.

 

A missa terá início às 10h, com a chegada do andor da Nossa Senhora Aparecida, que também percorre o trajeto carregada por fiéis. A celebração será feira pelo arcebispo Dom Moacir e pelo Padre Mário Reis.

 

Neste ano são esperados cerca de 50 mil devotos, muitos que realizam o percurso todo e outros que ficam de apoio durante todo o caminho, entregando insumos para os que passam. Durante todo o trajeto, os fiéis são embalados por músicas e orações, além de momentos de reflexão. Muitos percorrem o trajeto descalços e/ou com camisetas e imagens de Nossa Senhora Aparecida.

 

O secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, alerta para alguns cuidados com a saúde. “É importante que os romeiros saiam de casa com protetor solar, levem uma fruta e principalmente, se hidratem bastante. É um momento de muita emoção, onde não podemos descuidar da saúde”, ressaltou ele.

 

Romaria de Nossa Senhora Aparecida

 

A primeira edição da Romaria aconteceu em 31 de agosto de 1969, com apenas 46 romeiros, partindo das proximidades da Igreja Santa Maria Goretti, no bairro Vila Virgínia, e tendo como idealizador o subtenente Luiz Gonzaga do Carmo.

 

Em 21 de julho de 2016 foi instituída a Lei Ordinária 13842 de 2016, a partir do Projeto de Lei nº 1223/2016, que reconheceu a tradicional “Romaria de Nossa Senhora Aparecida” como patrimônio cultural, histórico e imaterial do município de Ribeirão Preto, inserindo-a no calendário oficial de eventos do município.

 

Confira o cronograma

  • 5h: Concentração dos fiéis no estacionamento da Câmara Municipal;
  • 6h: Saída da Romaria com o andor de Nossa Senhora Aparecida pela Via do Rosário;
  • 10h: Chegada do andor de Nossa Senhora Aparecida em Bonfim Paulista, na Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, para Celebração da Santa Missa do Arcebispo Dom Moacir Silva.

 

Linhas de ônibus

A RP Mobi, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, preparou uma linha especial de ônibus durante a Romaria.

 

Os romeiros vão contar com ônibus especial ligando o Bonfim Paulista a Ribeirão Preto, sendo operada pelo Consórcio Pró-Urbano com uma frota mínima de 20 ônibus, seguindo os seguintes itinerários:

 

- Terminal de Bonfim Paulista, rua Iria Alves, rodovia Bonfim Paulista-Ribeirão Preto, avenida Presidente Vargas, rua Vicente de Carvalho, avenida Nove de Julho, rua Barão do Amazonas, rua Florêncio de Abreu, rua Saldanha Marinho, rua Prudente de Morais, avenida Jerônimo Gonçalves, terminal Urbano - Plataforma G.


Divulgação

Compartilhar: