49º Romaria de Nossa Senhora Aparecida reúne cerca de 50 mil pessoas em Ribeirão
Caminhada teve início às 6h15

49º Romaria de Nossa Senhora Aparecida reúne cerca de 50 mil pessoas em Ribeirão

Fiéis caminharam 12 quilômetros do Centro de Ribeirão Preto até Bonfim Paulista

A tradicional caminhada em homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, ocorre anualmente em Ribeirão Preto. Neste ano, em sua 49ª edição, mais de 50 mil fiéis devem participar ao longo do caminho.

A concentração inicial foi no pátio da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, às 5h. No local, houve um circuito de orações especiais, recepção do andor de Nossa Senhora com a benção do padre Daniel Aparício Rasteiro da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário e uma apresentação musical com a dupla Luís Gustavo e Luís Augusto.

Às 6h15, os devotos saíram pela Avenida Caramuru com destino à Paróquia Senhor Bom Jesus de Bonfim, em Bonfim Paulista, onde todos se reúnem por volta das 10h. A estimativa dos organizadores nessa temporada é de que 50 mil pessoas participaram da procissão.

Durante o trajeto, que dura cerca de quatro horas, os romeiros recebem flores, pães, bolos, frutas e água doados pelos fiéis que cumprem seus votos de promessa. Após percorrerem 12 quilômetros, os peregrinos serão recepcionados e participarão de uma missa campal com o arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva. 

O encontro tem apoio da Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, Prefeitura de Ribeirão Preto e subprefeitura de Bonfim Paulista. Viaturas da Polícia Militar, SAMU, SUS, Guarda Civil e guardas da Transerp acompanham as pessoas em todo o caminho.

De acordo com André Elias da Silva, coletador, esse trajeto representa um momento de agradecimento por tudo. “Melhorei a saúde e a Nossa Senhora me protege e cuida da minha família”.

Silva segue sua fé diariamente

Já a servidora pública Olga Emília Abrão conta que a fé dela à romaria é tudo. “É a alegria de participar e agradecer a Deus e pedir proteção para minha família e todos nós. É o que eu acredito na minha vida e por isso estou aqui”.

Olga vive pela fé

A romaria ocorre todos os anos, no dia 12 de Outubro.


Fotos: Pedro Gomes

Galeria de imagens

Compartilhar: