Sistema de informações quer reduzir casos de reincidência criminal no estado de São Paulo
Informações darão suporte aos policiais no trabalho operacional

Sistema de informações quer reduzir casos de reincidência criminal no estado de São Paulo

Hoje 300 mil pessoas condenadas pela Justiça cumprem penas em regimes abertos, sem monitoramento adequado

O governo de São Paulo criou um sistema de informações para reduzir casos de reincidências criminais, aqueles em que um condenado pela Justiça  volta a cometer crimes. A medida foi publicada nesta quarta-feira, 12, no Diário Oficial do Estado.

 

O Sistema de Informações e Prevenção à Reiteração Criminal (SP Recrim) reunirá informações sobre prisões, antecedentes criminais, processos e procedimentos investigatórios relacionados à pessoa, entre outros dados. Com os dados coletados pelo sistema, a Justiça poderá ser comunicada de forma mais rápida sobre um condenado em regime aberto praticando alguma infração.

 

A Secretaria de Segurança Pública considera a reincidência um grave problema no combate ao crime e acredita que a implementação do SP Recrim irá impactar positivamente a segurança pública do estado. Atualmente, 300 mil pessoas condenadas pela Justiça cumprem penas em regimes abertos, sem um monitoramento adequado.

 

“Isso tem fomentado a reiteração criminal e impactado negativamente a segurança pública do estado”, afirma o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

 

Os dados do SP Recrim farão parte do Sistema Estadual de Coleta de Estatísticas Criminais, que divulga todo mês balanços estatísticos de crimes e atividade policial. Estas informações também darão suporte aos policiais no trabalho operacional, que poderão identificar, durante o regular desempenho de suas atribuições legais e constitucionais, eventuais hipóteses de descumprimento das condições legais e judiciais estabelecidas, por meio de penas ou medidas cautelares processuais.


Rovena Rosa/Agência Brasil

Compartilhar: