Sustentável: Terminal de ônibus de Ribeirão Preto aproveita água das chuvas

Sustentável: Terminal de ônibus de Ribeirão Preto aproveita água das chuvas

Com capacidade para 97 mil litros de água, reservatório coleta e reserva o recurso para limpeza do local

Um reservatório com capacidade para 97 mil litros coleta e reserva a água das chuvas, reutilizando o recurso para a limpeza do local. Esta é a iniciativa sustentável do novo Terminal de Ônibus Urbano da Avenida Jerônimo Gonçalves, em Ribeirão Preto.

Segundo o secretário municipal de obras, Abranche Fuad Abdo, a água da chuva cai sobre o telhado, sendo armazenada no reservatório que gera o processo de sistema de bomba, onde a água é filtrada e clorada para ser usada para a lavagem do pátio.

“A água não é desperdiçada. Com a rede de drenagem que capta a água, a galeria continua cheia para o uso de limpeza do terminal,” comenta.

Secretário de Obras também capta água da chuva

Com um sistema de reuso de água, instalado há mais de vinte anos, Abranche conta que mantém um tanque com peixes em sua residência, captando água da chuva para regar o jardim e fazer a limpeza da casa.

De acordo com o secretário, o tanque tem a capacidade para 1 milhão de litros e contém várias espécies de peixes, desde os comuns até os exóticos.

Além de gostar de peixes, a criação do tanque não foi só por um hobby, mas como forma de preservação. “No período de chuva consigo economizar muita água, porém se outras pessoas fizessem o mesmo poderiam ver a importância do recurso,” finaliza.

Revide Online
Laura Scarpelini
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: