Terminal de ônibus será inaugurado segunda-feira

Terminal de ônibus será inaugurado segunda-feira

Denominado Dra. Evangelina de Carvalho Passig, o terminal é o primeiro a ser entregue pelo consórcio que tem a concessão do Transporte Coletivo

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano, e do Consórcio PróUrbano, inaugusta nesta segunda-feira, dia 15, o terminal de ônibus da avenida Jerônimo Gonçalves. Denominado Dra. Evangelina de Carvalho Passig, o terminal entrará em operação no dia seguinte, dia 16, às 5h.

Previsto, pelo contrato de concessão, para ser entregue em maio do ano passado, o terminal é a maior obra a ser construída pelo consórcio vencedor da licitação do transporte coletivo. Há 15 anos os passageiros de Ribeirão Preto não contam com terminal de embarque e desembarque na região central da cidade.

O terminal integra o novo sistema do transporte coletivo de Ribeirão Preto. Diversas ações ainda serão implementadas em nome da melhoria da qualidade de atendimento ao usuário de ônibus.

Terminal

O módulo principal do Terminal Dra. Evangelina de Carvalho Passig possui área de 8 mil metros quadrados, 4 plataformas, 8 pontos de ônibus, para 22 linhas, capacidade para 18 ônibus simultaneamente. Nesse módulo principal devem ser atendidos 30 mil usuários por dia.

Fazem parte das dependências do terminal os sanitários públicos masculino e feminino (passageiros, motoristas e pessoas com necessidades especiais), fraldário, sala de emissão e recarga de cartões eletrônicos de transporte, sala de espera climatizada, sala do Centro de Controle Operacional (CCO), sala de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), sala de segurança/apoio administrativo operacional e refeitório para motoristas, fiscais e demais empregados, lanchonete, paraciclos e pátio para a frota em espera.

O terminal ainda conta com quatro Painéis de Mensagens Variáveis para informação dos horários das linhas em tempo real e o Circuito Fechado de Televisão, para garantir a segurança de passageiros e motoristas através de 31 câmeras.

Na cobertura do terminal foi instalado um sistema que possibilitará o aproveitamento da água da chuva. Essa água ficará em um reservatório com capacidade para 108 mil litros, será filtrada e clorada e depois usada para a lavagem das calçadas e pátios do local.

A obra total do terminal, incluindo os três terminais satélites que estão em construção, está avaliada em R$ 8 milhões.

Homenageada

Dra. Evangelina de Carvalho Passig nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de janeiro de 1890. Filha de Luiz Carlos de Carvalho e Virgínia Falcão de Carvalho, formou-se em Direito e foi uma das primeiras mulheres a obter o título universitário no Brasil.

Em Ribeirão Preto, foi a primeira mulher a ocupar um mandato de vereadora no período de 1952 a 1955. Evangelina fundou o programa “Sopa dos Pobres”, para atendimento à população carente na cidade.

Casou-se duas vezes e teve três filhos, dois no primeiro casamento e um no segundo. Ela morreu em Ribeirão Preto em 27 de agosto de 1973.

Revide On-line
Fotos: Carlos Natal/Divulgação

 
 

Compartilhar: