USP Ribeirão Preto reduz queimadas em 90%
Instalação de câmeras e construção de aceiros contribuíram para a queda de incêndios no local

USP Ribeirão Preto reduz queimadas em 90%

Novas medidas de prevenção têm como objetivo acabar com as ocorrências de incêndios ambientais no campus da universidade

Uma nova fiscalização, promovida pelo Serviço de Áreas Verdes e Guarda Universitária da Prefeitura do Campus da USP, em Ribeirão Preto, tem reduzido as ocorrências de queimadas no local. De acordo com dados divulgados pela universidade, houve uma queda de 90%, comparado aos números registrados em 2011.

Segundo a Seção de Fiscalização e Segurança do campus, foram registrados 118 incêndios de 2011 a 2014 e, a partir de 2015, os números sofreram uma grande redução. Até setembro deste ano, a instituição teve apenas quatro casos. O objetivo, a partir deste ano, é acabar totalmente com os incêndios no campus.

As novas medidas de prevenção de queimadas incluem a preparação específica de uma equipe de vigilância para a área de reflorestamento e duas torres fixas com câmeras instaladas na floresta, visando identificar descartes de lixo irregulares.

Já o Serviço de Áreas Verdes realiza o controle de queimadas ambientais com a manutenção e ampliação dos aceiros, faixas livres de vegetação que provocam uma descontinuidade de material vegetal combustível, evitando que o fogo se propague pelo local.

Medidas da Prefeitura

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que entre as recentes ações tomadas para conter queimadas ambientais no município estão a criação de uma brigada de incêndio no Bosque Municipal, a realização de limpeza das áreas e a conservação de aceiros.

Em setembro, a Prefeitura de Ribeirão Preto convocou uma reunião especial de secretários de pautas estratégicas para aumentar o controle de incêndios na região. A divulgação do aplicativo RiberOn, que convida a população a ajudar no combate aos incêndios e uma maior fiscalização de terrenos sujos e galhos secos foram algumas das medidas tomadas pelos secretários no mês passado.


Foto: Pixabay

Compartilhar: