Assembleia propõe debate sobre Economia Solidária em Ribeirão Preto
Assembleia propõe debate sobre Economia Solidária em Ribeirão Preto

Assembleia propõe debate sobre Economia Solidária em Ribeirão Preto

Evento receberá especialistas e representantes do setor e pretende reunir propostas de avanços por meio de Carta Compromisso a candidatos

O Fórum de EcoSol realiza nesta quarta-feira, 3, a 3ª Assembleia Municipal de Economia Solidária. O evento acontece das 9h às 18h, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, com programação voltada a discussões, oficinas e palestras para agentes e empreendimentos que tenham interesse de atuar no setor.

Leia também: Grupo se junta em prol de economia solidária

Programação

A assembleia contará com almoço cultural, música ao vivo e a participação de empreendimentos familiares. 

Também terá como pauta a construção da Carta Compromisso para candidatos de Ribeirão Preto e a avaliação de alguns feitos do Fórum de Economia Solidária de Ribeirão Preto, como a Feira Municipal de Economia Solidária (FeiraCidade).

A mesa de abertura começa às 9h com representantes das áreas de Artesanato, Saúde Mental, Agroecologia e Cultura que trabalham segundo a lógica da Economia Solidária. Às 10h o secretário geral da UNISOL Brasil, Léo Pinho, faz uma palestra sobre o cenário nacional da EcoSol. Das 12h às 13h30 acontece o Almoço Cultural na Cerâmica São Luiz com barraquinhas de alimentação de empreendimentos e instituições solidárias de Ribeirão e a apresentação de Luizinho Gonzaga, do Vão das Artes.

A parte da tarde será dedicada às oficinas nas áreas de Saúde Mental com Instituto Terroá; Agroecologia, com Beatriz Nomellini; Cooperativas com Cooperativa Mãos Dadas; e Sistema de Trocas com Coletivo Fuligem. A Assembleia termina com a Plenária Final, às 16h, para o fechamento da Carta Compromisso e das propostas de ações para 2017. A plenária contará ainda com a presença do professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialista em Economia Solidária, Ioshiaqui Shimbo.

Clique aqui para se inscrever. 

EcoSol

O Fórum de Economia Solidária de Ribeirão Preto é formado por grupos de segmentos distintos como Empreendimentos Familiares, Saúde Mental, Artesanato, Agroecologia e Cultura. Reuniões abertas acontecem quinzenalmente para discutir ações e políticas públicas na área. A Economia Solidária é uma metodologia de trabalho que visa valorizar relações humanas, auto-gestão e cooperação nos empreendimentos e atividades econômicas, além da formação de redes de colaboração.


Foto: Divulgação

Compartilhar: