Encontro reúne artesãos de Ribeirão Preto e região
Encontro reúne artesãos de Ribeirão Preto e região

Encontro reúne artesãos de Ribeirão Preto e região

Primeira edição do evento acontece na sexta-feira, 23

Um encontro de artesãos movimenta a praça Carlos Gomes, em Ribeirão Preto, até sábado, 24. O local recebe a Fearp – Feira de Artesanato dos Artesãos de Ribeirão Preto, que faz parte das comemorações de aniversário dos 161 anos da cidade.

O objetivo da Feira é incentivar e valorizar os artesãos de Ribeirão Preto, por isso, na sexta, 23, será realizado o 1º Encontro dos Artesãos de Ribeirão Preto e Região, na sala Meira Júnior, que fica no Theatro Pedro II, das 9h às 17h.

Com a presença da subsecretária da Sutaco, Dra. Elisabete Bacelar do Carmo, e da professora Márcia Valle, da Adesaf (Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias), que irá falar do projeto “Feito a Mão”, o Encontro irá debater as diversas formas que os artesãos tem para se profissionalizar.

Elisabete irá falar sobre o Sutaco, a base conceitual do artesanato paulista e sua regulamentação. Já a professora Márcia irá tratar de diversos assuntos como a economia criativa, empreendedorismo, MEI, cooperativa, associação, processos de gestão e precificação de produtos.

Para uma das organizadoras do evento, Carmem Resende, o artesanato é uma atividade muito importante para a economia e a cultura de Ribeirão Preto, resgatando a identidade por meio das manifestações culturais, que também movimenta a economia regional.

“Hoje o artesanato é uma profissão. A importância desse encontro é para esclarecer e orientar os artesãos quanto à regularização de sua atividade. Foi-se o tempo em que o artesanato era uma profissão incerta. Hoje tem potencial de desenvolvimento econômico, além de ser patrimônio da cidade”, disse Carmem.

Sobre a Fearp

A Feira é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e acontece anualmente com a exposição do trabalho dos artesões ligados à Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades), que desenvolve atividades que promovam o artesão.

Quem passar pela Fearp, irá encontrar uma grande variedade de trabalhos artesanais, como brinquedos, objetos de decoração, mesa, cama e banho, além de diversos presentes.

Serviço
1º Encontro dos Artesãos de Ribeirão Preto e Região
Dia: 
23 de junho
Horário: das 9h às 17h
Local: Sala Meira Junior
Endereço: Theatro Pedro II – rua Álvares Cabral, 370 – Centro


Foto: FL Piton

Compartilhar: