Por um jornalismo humanista

Por um jornalismo humanista

A frase acima complementa o título da biografia de Marcelo Canellas, que leva o nome do jornalista, escrita por Sidney Barbalho de Souza; ambos participam de palestra em comemoração a Revide

Quem acompanha as edições da Revide já sabe que 2016 está sendo um ano especial para a publicação. Neste ano, a revista completa três décadas de circulação e, para marcar a data, decidiu empreender uma série de ações. Entre elas, um ciclo de palestras mensais que discutem, primordialmente, a comunicação, em suas mais diversas frentes. Em abril, a Revide receberá, no auditório da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), o jornalista especial da rede Globo, Marcelo Canellas. Junto com ele estará presente o também jornalista Sidney Barbalho de Souza, autor da biografia “Marcelo Canellas – por um jornalismo humanista”.

A trajetória de Canellas, que inclui uma passagem por Ribeirão Preto, onde trabalhou por dois anos na EPTV, estará no centro da pauta não apenas para conhecimento dos admiradores, mas também para discutir a importância do jornalismo em sua perspectiva humanista, comprometido em esmiuçar as condições humanas e sociais. Foi direcionado por esse viés que o repórter especial construiu sua carreira e foi acumulando premiações. São mais de 40 prêmios nacionais e internacionais, sendo a série Fome, exibida pelo Fantástico, uma das mais premiadas do telejornalismo brasileiro.

Para escrever a obra, Sidney conta que realizou mais de 50 entrevistas com familiares, amigos e colegas de trabalho. Nessa etapa do processo, passou por cidades como Santa Maria (RS), Rio de Janeiro (RJ) Ribeirão Preto (SP), Brasília (DF) e Recife (PE). Da reunião de informações, partiu para o cruzamento dos dados e, então, para a redação da obra, publicada pela editora In House, que tem prefácio da também repórter especial da Globo, Sonia Bridi. De acordo com o próprio biografado, o livro cumpre sua proposta de, através de sua história “banal”, discutir o jornalismo humanista e, por isso, pode interessar, especialmente, a professores e estudantes de jornalismo.

Ciclo de palestras

Como parte das comemorações pelos 30 anos, a Revide está promovendo uma série de encontros com profissionais da comunicação. Em janeiro, estiveram em Ribeirão Preto as escritoras Camila Fremder e Jana Rosa, que assinam “Enfim, 30! Um livro para não entrar em crise”. No mês seguinte, José Luis Datena revisitou sua cidade natal para participar do ciclo e destacar os principais momentos de sua carreira. Em março, foi o também ribeirãopretano Heraldo Pereira quem aceitou o convite para fazer uma leitura sobre a trajetória que o levou ao jornalismo político televisivo. Agora, o gaúcho Marcelo Canellas retorna à cidade onde trabalhou de 1988 a 1990. 

Palestra com Marcelo Canellas e Sidney Barbalho de Souza
Quando: 28 de abril, às 19h30
Onde: Auditório da AEAARP
(Rua João Penteado, 2237)
Quanto: dois litros de leite (a serem doados a Organização Cidadania Ativa – OCA)

Foto: Betânia Gomes

Compartilhar: