Campanha Junho Lilás é celebrada com palestra sobre a importância do Teste do Pezinho
Em junho comemora-se o mês da triagem neonatal, popularmente chamada de Teste do Pezinho

Campanha Junho Lilás é celebrada com palestra sobre a importância do Teste do Pezinho

Evento virtual será no dia 13 de junho e inscrições já estão abertas

Em comemoração ao mês da Triagem Neonatal, popularmente chamado de "Teste do Pezinho", a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Programa Municipal de Triagem Neonatal, juntamente com a Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (CAISCA), promove uma live sobre o tema no dia  13 de junho, das 9h às 10h pelo canal do Youtube. As inscrições deverão ser feitas até dia 12 de junho pelo link.

 

A palestra será ministrada pela profa. Dra. Léa Maria Zanini Maciel, médica endocrinologista responsável pelo programa de Triagem Neonatal do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

 

O evento faz parte da campanha “Junho Lilás”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do Teste do Pezinho na prevenção e diagnóstico precoce de doenças raras.

 

O público alvo são enfermeiros, pediatras, médicos de saúde da família, auxiliares e técnicos de enfermagem

 

Teste do Pezinho

 

O Teste do Pezinho ou Triagem Neonatal é um exame laboratorial feito no recém-nascido entre o 3º e 5º dia de vida, sendo possível diagnosticar enfermidades metabólicas e genéticas que podem afetar o desenvolvimento do bebê.

 

Em Ribeirão Preto, o Teste do Pezinho é feito em todas as unidades de saúde e o acompanhamento das crianças que desenvolvam algum diagnóstico é realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.

 

A orientação da Secretaria da Saúde é que todas as crianças façam o teste para possível identificação das patologias e tratamento.


Agência Brasil

Compartilhar: