Ribeirão Preto ganha novo festival japonês em julho
Festival japonês em Ribeirão Preto visa substituir Tanabata

Ribeirão Preto ganha novo festival japonês em julho

O evento é uma opção alternativa ao Tanabata, cancelado nesta temporada

Quem ficou triste com o cancelamento do Festival Tanabata pode se alegrar: de Ribeirão Preto terá um novo evento japonês que visa ser uma opção alternativa, para substituir o evento tradicional, que há mais de 20 anos reunia amantes da cultura oriental. A festa será realizada nos dias 8, 9 e 10 de julho, na Região Leste da cidade. 

Com o cancelamento do Tanabata, artistas, expositores e público se reuniram para buscar alternativas de substituição do evento japonês. Em menos de 2 meses os organizadores já confirmaram a nova atração. 

Segunda a organizadora, Tatiane Sakamoto, a decisão em organizar a festa partiu primeiro da sensação de tristeza com o cancelamento do evento e depois pelo aviso tardio que foi feito aos expositores, o que poderia causar prejuízos com a perda do que havia sido preparado.

"A expectativa ainda não tenho como confirmar. Em uma semana de criação do evento no Facebook conquistamos 1,3 mil confirmados e 1,2 mil interessados. O acolhimento das pessoas nos pegou de surpresa, pois não imaginávamos tamanho apoio", conta a Tatiane.

Segundo a jovem, ter um evento cultural de livre circulação ajuda muita gente. Para ela, desde as pessoas que recolhem lixo reciclável na limpeza do evento, segurança e locação de espaço, tudo movimenta a cidade e gera ganhos para muita gente. "Fora que tivemos a ideia da doação de alimentos, para também ajudarmos instituições que necessitam. Esses foram os principais motivos para tomarmos a frente da organização".

Até o momento, as apresentações confirmadas são: taikos (tambores), Karen ito, Luciano Takeda, artes marciais em geral, um grupo de dança com pessoas especiais, cosplay entre outras.

Na parte gastronômica, para os amantes da culinária oriental, haverá yakisoba, tempurá de sorvete, banana caramelada, sukiaki, temakis, sushis, hot roll, tempurá, harumaki, guioza, shimeji, shitake, teppan, yakitori... "Nós queremos unir as pessoas. Para isto as barracas não terão competitividade entre os produtos. Ou seja, um determinado espaço ficará responsável pela produção de um alimento, e assim em diante", finaliza Tatiane.

O evento também contará com produtos importados do Japão: chinelos, confecções de roupas, espadas, chaveiros e presentes em geral. Interessados em ajudar podem ligar para o telefone (16) 16 99707-7979?.

Serviço
Festival Japonês Ribeirão Preto
Quando:
8,9 e 10 de julho
Onde: Rua Mariana Cândida Rosa Curi, 770 - Igreja Santa Terezinha Doutora
Informações


Foto: Divulgação

Compartilhar: