Em concordância com estado, Ribeirão prorroga decreto de distanciamento social

Em concordância com estado, Ribeirão prorroga decreto de distanciamento social

Prefeitura impôs, novamente, proibição da venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência após às 18h e aos finais de semana

A Prefeitura de Ribeirão Preto publicou nesta sexta-feira, 17, dois decretos que prorrogam até o dia 26 de julho as regras de distanciamento na cidade, em concordância com o disposto pelo governo do Estado de São Paulo.

O decreto número 164 prorroga os prazos estipulados nos decretos 146 e 147, que mantém as medidas de distanciamento social na cidade. Com isso, os estabelecimentos considerados "não essenciais" devem permanece fechados.

No decreto passado, a Câmara Municipal questionou e derrubou o trecho no qual o Executivo proibia a venda de bebidas alcoólicas após às 18 horas e aos finais de semana em lojas de conveniência.

Todavia, como as regras dos decretos anteriores terminam no domingo, 19, o prefeito aguardou o vencimento da peça e encaminhou um novo decreto com as mesmas regras. Ou seja, a partir da próxima segunda-feira, 20, fica mantida a proibição da venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência após às 18h e aos finais de semana.

Ademais, seguem as mesmas regras para os estabelecimentos comerciais. Os estabelecimentos que comercializem alimentos, considerados essenciais, poderão funcionar das 6h às 20h, de segunda-feira ao domingo. Já para os revendedores de material para construção, produtos de limpeza, pet shops, locação de veículos, venda de peças e acessórios automotivos e a cadeia de abastecimento e logística poderá funcionar das 10h às 20h, de segunda-feira ao sábado.

Além delas, as atividades internas do comércio e de todas as categorias de escritórios poderão funcionar das 10h às 20h, de segunda à sexta-feira. E das 10h às 14h aos sábados. 

Transporte coletivo

Já o decreto de número 163, inclui regras para o transporte coletivo na cidade durante a pandemia.Para tentar reduzir as aglomerações no transporte coletivo, a Prefeitura, por meio da Transerp e da PróUrbano, irá reforçar o número de viagens de 41 linhas de ônibus nos horários de pico, tanto pela manhã (5h30 às 8h30), quanto no período da tarde (16h às 19h). A medida será implantada a partir de segunda-feira, 20.

Segundo o superintendente da Transerp, Antônio Carlos de Oliveira Júnior, os motoristas serão orientados a não pararem nos pontos quando a lotação do veículo atingir 50% da capacidade.

Determinação estadual

Nesta sexta-feira, 17, durante entrevista concedida pelo governador João Doria (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, foi divulgado que a Direção Regional de Saúde (DRS) XIII, que contempla Ribeirão Preto e outros 25 municípios, permanece na Faixa Vermelha no Plano São Paulo, de retomada gradual das atividades durante a pandemia do novo coronavírus.

Houve mudança apenas para a região de Piracicaba, que com aumento de casos e redução de leitos Covid-19 disponíveis, regrediu para a Fase Vermelha do plano. Agora, são cinco regiões na fase mais restritiva no estado: Ribeirão Preto, Franca, Campinas, Piracicaba e Araçatuba.

Boletim e fila de casos

Também durante a coletiva, foram divulgados os números do boletim epidemiológico. Segundo o documento, Ribeirão Preto registrou mais 567 casos confirmados de Covid-19. Também foram notificadas oito novas mortes no boletim desta tarde. Ao todo, o município soma 9.607 casos confirmados, 274 mortes, 26.719 casos notificados e 11.478 descartados. 

O prefeito informou que o número elevado de novos casos se deve aos exames "represados". Segundo o prefeito, o município possuí cerca de dois mil exames na fila. Não obstante, esse acumulo de exames deve ser resolvido nas próximas duas semanas. A partir de quarta-feira, 22, o primeiro robô passará a operar no Supera Parque, realizando cerca de 400 exames por dia.

As mortes notificadas no boletim desta sexta-feira ocorreram entre os dias 10 e 16 de julho.

Relação das mortes por Covid-19 divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde

Leia mais:

Para tentar reduzir aglomerações, Prefeitura irá reforçar linhas de ônibus em Ribeirão Preto

Região de Ribeirão Preto continua na fase vermelha do Plano São Paulo


Foto: Alexandre de Azevedo/ Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: