Prefeito de Ribeirão Preto participa de reunião com ministro da Saúde

Prefeito de Ribeirão Preto participa de reunião com ministro da Saúde

Encontro foi solicitado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que cobrou uma melhor condução do combate à pandemia pelo governo federal

Na manhã desta sexta-feira, 19, o prefeito de Ribeirão Preto e membro da Comissão da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Duarte Nogueira (PSDB), se reuniu com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar sobre questões voltadas à imunização contra a Covid-19.

A reunião fez parte do encontro da Frente Nacional dos Prefeitos, e foi realizada por meio de videoconferência. Nogueira representou a região sudeste ao lado do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM).

A FNP tem criticado a atuação do governo federal no combate à pandemia. "Os sucessivos equívocos do governo federal na coordenação do enfrentamento à Covid-19, e também na condução do Plano Nacional de Imunizações, estão diretamente ligados à escassez e à falta de doses de vacinas em cidades de todo o país. Que o Brasil não soube lidar com a pandemia, não restam dúvidas, mas, prefeitas e prefeitos, que sempre solicitaram e incentivaram a organização nacional, agora exigem respostas", informou o grupo em nota.

“Nosso município, suspendeu a vacinação dos trabalhadores da saúde desde o dia 5 de fevereiro, devido à falta de vacinas para as primeiras doses. Ribeirão Preto, importante polo em saúde, abriga hoje cerca de 32 mil profissionais da saúde, porém, até agora, recebemos 22.040 doses. Ou seja, há um déficit de 10 mil doses para completar esse grupo prioritário”, disse Nogueira durante a reunião.

Pazuello garantiu que a partir do dia 23 de fevereiro, com a chegada de 4,7 milhões de novas vacinas, todas as doses serão aplicadas e não a metade, como estava acontecendo até então. A justificativa é que a pasta tem garantia de produção de mais doses.

Apesar do anúncio, os prefeitos manifestaram interesse em comprar as vacinas. Pazuelo pediu paciência e garantiu que nos próximos 15 dias o país estará "produzindo a pleno. E produzindo a pleno é vacina na veia todos os dias”.

Composição da comissão da Frente Nacional de Prefeitos (FNP): 

Presidente da FNP: Jonas Donizette (PSB), prefeito de Campinas
Vice-presidente da FNP: prefeito de Aracaju/SE, Edvaldo Nogueira (PCdoB)
Região Sudeste: Prefeito do Rio de Janeiro/RJ, Eduardo Paes; Prefeito de Ribeirão Preto/SP, Duarte Nogueira 
Região Sul: Prefeito de Curitiba/PR, Rafael Greca; Prefeito de Porto Alegre/RS, Sebastião Melo 
Região Nordeste: Prefeito de Salvador/BA, Bruno Reis; Prefeito de Petrolina/PE, Miguel Coelho 
Região Norte: Prefeito de Manaus/AM, David Almeida; Prefeito de Belém/PA, Edmilson Rodrigues 
Centro-oeste: Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; Prefeito de Cuiabá/MT, Emanuel Pinheiro


Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: