Procon Ribeirão registra quatro denúncias por dia relacionadas ao novo coronavírus
Reclamações sobre álcool em gel e máscaras são as principais em Ribeirão Preto

Procon Ribeirão registra quatro denúncias por dia relacionadas ao novo coronavírus

Álcool gel, máscaras e aumento de preços estão entre as principais queixas relacionadas à pandemia na cidade

O Procon de Ribeirão Preto registrou, entre os dias 26 de fevereiro e 14 de abril, 205 denúncias relacionadas à pandemia do novo coronavírus. Em média, são quatro reclamações por dia.

Segundo informou o órgão, por meio da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Ribeirão Preto, a principal reclamação foi relacionada ao álcool em gel, com 112 registros. Já problemas de valores e qualidade de máscaras ficam em segundo lugar, com 43 reclamações registradas.

Também foram registradas denúncias sobre luvas, passagens de viagens, aumentos em supermercados e gás de cozinha.

Em todo ano passado, o Procon Ribeirão Preto registrou 171 reclamações on-line. 

Atendimentos

Devido à pandemia do novo coronavírus, o Procon Ribeirão Preto suspendeu os atendimentos presenciais, mantando aqueles que já estavam agendados, bem como as audiências marcadas.

O atendimento tem sido realizado por meio dos telefones 0800 772 9198 ou 151, pelo e-mail [email protected], ou pelo WhatsApp no número 3605-3315.

Estado de São Paulo

Em todo o Estado de São Paulo, o Procon, da Secretaria Extraordinária de Defesa do Consumidor, verificou um aumento de 726% nas denúncias de consumidores, entre os problemas estão também os relacionados ao avanço do coronavírus: em 19 de março, quando os relatos começaram a ser recebidos, o dado era de 394 denúncias; no dia 9 de abril, já somavam 3.254 registros.

Especificamente com relação às denúncias de preços abusivos de álcool em gel e outros itens, o crescimento foi de 665% (de 247 denúncias em 19/3 para 1.889 em 9/4). Segundo o Procon, fiscalizações já foram realizadas em várias cidades do Estado por conta das denúncias, inclusive Ribeirão Preto.

O Procon orienta que a consumidor que se deparar com algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo, pode recorrer ao órgão "Considerando a orientação de manter o isolamento e evitar sair de casa, o Procon disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo - disponível para android e iOS - ou via redes sociais, marcando @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

Em Ribeirão, atendimento é realizado por meio dos telefones 0800 772 9198 ou 151, pelo e-mail [email protected], ou pelo WhatsApp no número 3605-3315.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: