Região imuniza totalmente 19% da população em seis meses de campanha contra a Covid
Desde o inicio no plano de imunização contra Covid-19 até agora, 127 mil pessoas estão totalmente imunizadas em Ribeirão

Região imuniza totalmente 19% da população em seis meses de campanha contra a Covid

As primeiras doses da vacina contra a doença chegaram à DRS no dia 18 de janeiro

A Diretoria Regional de Ribeirão Preto (DRS) já imunizou completamente 293.736 pessoas -com as duas doses ou dose única de vacinas- o equivalente à 19% da população das 26 cidades que compõe a DRS em seis meses da campanha de imunização contra Covid-19, segundo os dados do Vacinômetro. A porcentagem está acima da registrada no Estado de São Paulo e no País, de 17%.

Em 18 de janeiro, chegou a Ribeirão Preto o carregamento com 6.520 doses da CoronaVac que foram direcionadas aos profissionais de saúde do Hospital das Clínicas (HC). Desde então, 485.787 doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas na cidade, entre primeiras e segundas doses, além das doses únicas.

Um dia após a chegada, dia 19 de janeiro, foi dada a largada para a vacinação nos profissionais da saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em cerimônia que contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB).

As primeiras doses da vacina em Ribeirão foram aplicadas em cinco profissionais do HC: Maria Luci dos Santos, 45 anos, técnica de enfermagem há 10 anos; Flabia Trovó de Sousa, 44 anos, enfermeira encarregada da sala de urgência HCFMRP- UE e uma fisioterapeuta do hospital. “Sem dúvidas foi um sentimento de alívio no momento, mesmo que hoje em dia sinto uma agonia, queríamos que a vacinação estivesse mais rápida e que todos fossem vacinados o quanto antes, pelo o que eu vejo vai demorar um pouco ainda”, conta Maria Luci.

A enfermeira Flabia Trovó, segunda profissional de saúde a receber a dose da vacina, além de contar sobre a sensação do momento, relembra sobre a importância de não escolher vacina. “Nunca em minha trajetória profissional vivenciei tanto sofrimento. Começou então a busca incansável dos nossos cientistas pela vacina, até o dia que ela se concretizou em líquido. Recebi a primeira dose da CoronaVac em nome de todos da instituição unidade de emergência de Ribeirão. Um momento de extrema grandeza, satisfação e uma alegria imensurável. O medo foi substituído pela responsabilidade e cada vez mais vontade de fazer o melhor frente ao novo cenário mundial. E faço aqui um apelo: não escolham vacina! O tempo que você perde escolhendo a vacina é o mesmo tempo que o vírus leva para escolher você”.

Dando seguimento no Plano de Imunização, em 21 de janeiro, as aplicações das primeiras doses do imunizante foram nos profissionais da rede municipal de saúde, na UBDS Castelo Branco, em Ribeirão Preto.

Em seis meses da campanha de vacinação, o município de Ribeirão Preto já imunizou totalmente 17,8% da população - com 127.914 aplicações de duas doses e doses únicas. Em todo o Estado de São Paulo, esse percentual está em 18,2%, com 8.802.140 pessoas totalmente imunizadas, e no Brasil, em média de 15,73%, com 33.299.131.

Dora Covas recebeu a primeira dose da vacina Astrazenca recentemente e relata a felicidade que sentiu, “Tomei a vacina no dia 2 de julho e quando minha filha já conseguiu realizar o agendamento para este momento já tive uma sensação de alívio pois, sabemos como todas as vacinas são importantes, e neste momento não seria diferente. Uma doença na qual ,em quase 2 anos, fizeram milhares de mortes em todo o mundo.  Não poderia sentir algo diferente de gratidão, não vejo a hora de toda a população ser vacinada”, afirma.

Plano Nacional

Depois da chegada de mais um lote com 12,3 mil doses da vacina em Ribeirão no dia 20 de janeiro e a negociação do governo do estado para o envio de mais 2,4 mil para o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de RP, outros municípios também receberam diretamente doses da arremessa como: Sertãozinho, Serrana, Pontal, Pitangueiras, Monte Alto, Jardinópolis, Guariba, Cravinhos, Batatais e Barrinha. As remessas foram direcionadas diretamente a 64 Prefeituras de cidades com mais de 30 mil habitantes e a outros 11 GVEs. No dia 21 de janeiro começou a aplicação nos profissionais da saúde em geral de Ribeirão Preto. 

Até o momento da publicação desta matéria, as cidades da região de Ribeirão com melhores índices de vacinação completa – segunda dose e dose única - em relação as suas populações, são: Batatais (19,28%), Jaboticabal (18,29%) e Sertãozinho (15,8%).

"A única forma de controlarmos a pandemia da Covid-19 é com a vacinação da população de Ribeirão Preto. A cobertura na cidade já atinge quase 50%  com a primeira dose, portanto, enquanto avançamos na vacinação da população, não devemos baixar a guarda, respeitando as medidas restritivas, evitando aglomerações de pessoas e uso de máscara e álcool em gel com frequência", afirma Sandro Scarpelini, Secretário Municipal da Saúde.

Projeto S

O chamado Projeto S, nome dado a vacinação em massa em Serrana, começou no dia 17 de fevereiro e até 21 do mesmo mês 6.554 pessoas haviam sido imunizadas, representando 21,8% do total a ser coberto no município. A vacinação em massa faz parte de um estudo conduzido pelo Instituto Butantan, com o intuito de mediar a eficácia da vacina agindo em uma comunidade total.

Para melhor organização, durante a pesquisa a cidade foi dividida em regiões - verde, amarela, cinza e azul - cada uma com previsões de datas para que toda a população da área recebesse a primeira dose da CoronaVac. A segunda dose começou a ser aplicada entre o 21º e o 30º dia após a primeira.

Encerrada a primeira etapa da campanha de imunização com a região azul, com maior quantidade de moradores – 4º e última - em 14 de março, Serrana até o momento imunizou 71,68% diante a população total. Sendo assim, a cidade em 5º lugar entre as cidades que lideram a vacinação contra a Covid-19 no Estado de São Paulo, na proporção entre doses aplicadas e população segundo o Vacinômetro disponível no site do Governo.

 

 

 


Foto: Luan Porto (Arquivo Revide)

Compartilhar: