Ribeirão Preto tem 10 mil casos confirmados de Covid-19 e 277 mortes pela doença
Já foram notificados e coletados 27 mil amostras na cidade para exames

Ribeirão Preto tem 10 mil casos confirmados de Covid-19 e 277 mortes pela doença

Boletim Epidemiológico mostra que já foram descartados 12 mil casos da doença na cidade

Neste sábado, 18, Ribeirão Preto chegou aos 10.091 casos confirmados do novo coronavírus e 277 mortes em decorrência da Covid-19. Os dados são do Boletim Epidemiológico, que atualiza o resultado de exames que saíram nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, já foram descartados 11.928 casos da doença, mas ainda 5 mil exames de pacientes com suspeita de Covid-19 aguardam resultados. A prefeitura anunciou que, esse acumulo de exames deve ser resolvido nas próximas duas semanas. A partir de quarta-feira, 22, o primeiro robô passará a operar no Supera Parque, realizando cerca de 400 exames por dia.

Já foram notificadas e coletadas 27.469 amostras suspeitas em Ribeirão Preto para exames. 

A Secretaria Municipal da Saúde também atualizou a demanda por leitos Covid na cidade neste sábado, 18. São 89,34% de leitos de UTI ocupados. Hoje, são 176 pessoas internadas nas UTIs de hospitais públicos e particulares de Ribeirão, sendo que 21 leitos estão vagos.

O índice de isolamento em Ribeirão Preto ficou em 43% na sexta-feira, 17, o menor desde o dia 15 de maio, quando o município registrou índice de isolamento de 39%. Em todo o Estado de São Paulo, o índice ficou em 44% na sexta. E os casos da doença chegam a 412 mil no estado, com 19,6 mil mortes, até este sábado, 18.

Regras mais rígidas

A Prefeitura de Ribeirão Preto publicou nesta sexta-feira, 17, dois decretos que prorrogam até o dia 26 de julho as regras de distanciamento na cidade, em concordância com o disposto pelo governo do Estado de São Paulo.

O decreto número 164 prorroga os prazos estipulados nos decretos 146 e 147, que mantém as medidas de distanciamento social na cidade. Com isso, os estabelecimentos considerados "não essenciais" devem permanece fechados.

No decreto passado, a Câmara Municipal questionou e derrubou o trecho no qual o Executivo proibia a venda de bebidas alcoólicas após às 18 horas e aos finais de semana em lojas de conveniência.

Todavia, como as regras dos decretos anteriores terminam no domingo, 19, o prefeito aguardou o vencimento da peça e encaminhou um novo decreto com as mesmas regras. Ou seja, a partir da próxima segunda-feira, 20, fica mantida a proibição da venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência após às 18h e aos finais de semana.

Ademais, seguem as mesmas regras para os estabelecimentos comerciais. Os estabelecimentos que comercializem alimentos, considerados essenciais, poderão funcionar das 6h às 20h, de segunda-feira ao domingo. Já para os revendedores de material para construção, produtos de limpeza, pet shops, locação de veículos, venda de peças e acessórios automotivos e a cadeia de abastecimento e logística poderá funcionar das 10h às 20h, de segunda-feira ao sábado.

Além delas, as atividades internas do comércio e de todas as categorias de escritórios poderão funcionar das 10h às 20h, de segunda à sexta-feira. E das 10h às 14h aos sábados. 

Fiscalização

Entre os dias 8 e 14 de julho, uma ação conjunta da Guarda Civil Metropolitana, Fiscalização Geral, Vigilância Sanitária e Polícia Militar vistoriaram 379 estabelecimentos em Ribeirão Preto. A ação visa o cumprimento do decreto que estabelece regras de distanciamento social e sanitárias durante a pandemia do novo coroanvírus.

Segundo o Executivo, dos 379 estabelecimentos vistoriados, 68 receberam notificação de paralisação, nove foram autuados. Dentre os estabelecimentos estava a loja de departamentos Havan. Em coletiva concedida no dia 7 de julho, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) alertou que estabelecimentos que não comercializassem ao menos 70% de produtos considerados essenciais, seriam fechados.

Além dessa autuações, 215 pessoas foram abordadas sem máscara. Desde a publicação do decreto, no dia 23 de março, foram 4.661 estabelecimentos vistoriados.

 

Leia mais notícias sobre o coronavírus em Ribeirão Preto:

Santa Casa de Ribeirão Preto tem a 100ª alta de paciente com Covid-19

Morre o cardiologista João José Carneiro, vítima de Covid-19

Testes da vacina contra o coronavírus em Ribeirão devem começar na próxima semana


Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Compartilhar: