Ribeirão Preto terá plantão para coibir eventos clandestinos no Carnaval

Ribeirão Preto terá plantão para coibir eventos clandestinos no Carnaval

Responsáveis serão acionados administrativa e penalmente, com registro de Boletim de Ocorrência, aplicação de multa e apreensão de equipamentos de som

A Prefeitura de Ribeirão Preto manterá uma estrutura de plantão durante o Carnaval para coibir a realização de eventos clandestinos com aglomerações na cidade. O plantão será feito em uma ação conjunta da Fiscalização Geral da Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar, Ministério Público do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual da Saúde, Vigilância Sanitária e Guarda Civil Metropolitana.

O objetivo é garantir o cumprimento dos protocolos sanitários para contenção da Covid-19 e contribuir para o controle da transmissão do novo coronavírus em Ribeirão Preto, que se encontra na fase laranja do Plano São Paulo.

Em coletiva de imprensa na terça-feira, 9, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) reforçou o alerta. "A Guarda Civil Metropolitana,  a Fiscalização e com o apoio da Polícia Militar e Civil, irão atuar. Nenhuma festa clandestina que foi objeto de denúncia, deixou de ser coibida. Essa é a pior forma de contaminação, porque ela é uma das mais vorazes do ponto de vista de contaminar todo mundo nesse encontro. Esse jovem, de maneira irresponsável, vai para a sua casa e transmite para o pai, a mãe e os avós. O jovem pode achar bonito, bacana e interessante, mas ele está sendo um agente da morte se ele tiver esse tipo de comportamento", declarou o prefeito.

De acordo com o chefe do Departamento de Fiscalização Geral, Antônio Carlos Muniz, em caso de realização, os promotores dos eventos serão responsabilizados administrativa e penalmente. “Haverá registro de Boletim de Ocorrência, aplicação de multa pela Fiscalização, Vigilância Sanitária e Ministério Público, com apreensão dos equipamentos de som”, explicou.

As medidas de intensificação de fiscalização foram discutidas em reunião na manhã desta sexta-feira, 12 de fevereiro, com a participação de representantes de todos os órgãos envolvidos. O plantão funcionará durante todo o período de Carnaval.

Ponto facultativo

Apesar do governo do Estado de São Paulo ter abdicado do ponto facultativo do Carnaval, a Prefeitura manteve a data. Assim, fica mantido o ponto facultativo nos dias 15 e 16, segunda e terça-feira, e na quarta-feira até as 12h.  

"A nossa estrutura de saúde entendeu ser muito mais racional manter a cidade por quatro dias em situação de dormência, e evitar o agito do comércio funcionamento normalmente, do que impedir a presença do ponto facultativo, que faria com que a cidade tivesse mais circulação de pessoas", explicou Nogueira.

Leia mais:

"Se nós tivermos complicações no número de internações, eu mesmo levo a cidade para o vermelho", declarou Nogueira


Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: