Ribeirão Preto terá restrição total de circulação durante o final de semana
Prefeito Duarte Nogueira (PSDB) faz coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira, 11, para falar sobre a pandemia na cidade

Ribeirão Preto terá restrição total de circulação durante o final de semana

Município terá toque de recolher entre 20h de sábado até 5h de segunda-feira, somente com o funcionamento de serviços essenciais de emergência

*Matéria atualizada às 19h20

A Fase Emergencial, mais restritiva no Plano São Paulo anunciada pelo governo do estado, deverá ser seguida em Ribeirão Preto, segundo comunicou o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira, 11. Também será implantada a restrição total aos finais de semana no município, semelhante ao lockdown.

Porém, como o governo estadual ainda não havia publicado o decreto regulamentando todas as normas da Fase Emergencial, a Prefeitura ainda não dispunha de todos os detalhes necessários. Assim, um decreto completo será público no Diário Oficial do Município nessa sexta-feira, 12.

“Estamos em pré-colapso do sistema assistencial do Estado, em especial nos leitos de UTI, que decidiu aumentar as restrições as partir desta segunda-feira, dia 15 de março, até o próximo dia 30. O decreto ainda não foi publicado, mas apresentaremos um desenho para os próximos dias”, explicou Nogueira.

Portanto, conforme adiantado pela Prefeitura, a partir da segunda-feira, 15, até o dia 30 de março, passam a valer as seguintes medidas:

Serviços suspensos

- Serviços de retirada de compras, mercadorias, alimentação de todos os setores (take-away).

- Lojas de materiais de construção

- Celebração religiosas coletivas. (Os templos seguirão abertos para manifestações religiosas particulares).

- Atividades esportivas coletivas

Tele-trabalho obrigatório para atividades administrativas não essenciais

- Órgãos públicos
- Escritórios e qualquer atividade desde que o setor não seja essencial

Está permitido somente serviços de drive-thru (entre 5h e 20h) e delivery 24h para restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Outras medidas:

- Toque de recolher: entre às 20h e 5h
- Proibição do uso parques
- Proibição completa de qualquer aglomeração
- Usar máscara em todos os ambientes internos 

Além disso, o secretário de Governo, Antonio Daas Abboud, frisou que não será mais permitido a retirada de produtos e alimentos nos estabelecimentos que não tenham espaço adequado para o drive-thru. Já o delivery poderá funcionar durante 24 horas. 

Ele também destacou que salões de beleza, academias e parques municipais serão fechados no período. Oficinas mecânicas seguem como serviços essenciais e o setor de construção civil também, mas os materiais devem ser entregues na obra, já que as lojas não vão abrir.

Ainda durante a coletiva, Nogueira ressaltou a gravidade do momento da pandemia em Ribeirão Preto e em todo o país. "Nesse momento estamos passando pela situação mais terrível da pandemia desde o início dela, em março do ano passado. Nós estamos agora em uma situação na qual o número de internações cresce de maneira absurda e a capacidade hospitalar de abrir novos leitos não é infinita. A medida com que ampliamos o número de pessoas vacinadas, vamos imunizando aqueles que mais vão para hospitais. E esse é o momento de termos uma consciência e responsabilidade maior", declarou Nogueira.

O chefe do Executivo acrescentou que, apesar do momento crítico, o município deverá apresentar uma melhora mais ágil em relação à ocorrida em 2020, isso porque, conforme a campanha de vacinação avançar, haverá menos pressão nos leitos de UTI. "Sem dúvida alguma vamos atravessar [esse momento] e vamos chegar em uma situação daqui a 45 dias muito mais tranquila, mas antes dela chegar, vamos ter uma piora. E essa piora deverá ser a menor possível na medida em que todos colaborarem", comentou o prefeito.

Lockdown aos domingos

Aos s finais de semana, o toque de recolher funcionará das 20h do sábado até 5h da segunda-feira. Ou seja, só poderão funcionar atividades emergenciais (postos de saúde, hospitais e farmácias), os outros estabelecimentos, mesmo essenciais como os supermercados, devem permanecer fechados aos domingos em Ribeirão Preto. A medida vale para os dias 20 e 21 e 27 e 28 de março.

"Dass 20h do sábado até as 5h de segunda-feira, nos dias 21 e 28 de março, não poderá funcionar nenhuma atividade que não seja emergencial, portanto, supermercados, padarias, lojas de conveniência, devem fechar. Funcionarão somente as emergenciais, como postos de gasolina, atendimento médico e farmácias. Mas iremos detalhar com mais especificidade amanhã para informar toda a população de Ribeirão Preto”, esclareceu o secretário de Governo.

Casos

Segundo a apresentação do secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, Ribeirão Preto chegou, nesta quinta-feira, 11, a 1.318 óbitos pela doença e 55.995 casos. 


Foto: Portal Revide

Compartilhar: