Supera Parque já realizou 2,6 mil testes de Covid-19 em Ribeirão Preto

Supera Parque já realizou 2,6 mil testes de Covid-19 em Ribeirão Preto

Dos mil casos na cidade, 721 foram detectados por meio do projeto Supera Ação

A cidade de Ribeirão Preto ultrapassou a marca de mil casos confirmados de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, na última quinta-feira, 28. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, já são 1.128 casos confirmados. Desse montante, 721 foram diagnosticados pelo Supera Parque, no programa Supera Ação. Só entre quinta e sexta-feira, foram 273 novos casos detectados. As informações são públicas e estão disponíveis no site.

No total, entre 18 de abril até o dia 30 de maio, foram realizados 2.635 testes pelo projeto – o que corresponde a 52,7% dos 5 mil testes previstos para a primeira fase da iniciativa. Desse total, 27,36% foram positivos; 72,18 % foram negativos e, ainda, 0,46% dos testes foram considerados inconclusivos e passarão por nova análise.

"Os dados mostram a importância do Supera Ação na testagem que é feita em Ribeirão Preto. A campanha possibilitou um maior volume de testes, ajudando a formatar a política de combate ao coronavírus na cidade", afirmou Sandro Scarpelini, Secretário Municipal da Saúde e presidente do Supera Parque.

Iniciativa

O Supera Ação é uma iniciativa sem fins lucrativos, liderada pelo Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. O projeto nasceu da união de 18 startups e da disposição de mais de 100 pesquisadores voluntários que decidiram doar o conhecimento e mão de obra para apoiar o sistema de saúde regional de Ribeirão Preto.

A partir de convênio com a Secretaria Municipal da Saúde e parceria com o Laboratório Municipal de Citologia e Patologia Clínica, o projeto foi credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz, o que o torna apto a realizar o exame molecular do coronavírus - recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Ministério da Saúde. A capacidade operacional permite realizar a leitura de até 120 testes diários e emitir resultados em até 72 horas, dando agilidade ao atendimento dos pacientes.

Leia mais:

Prefeitura volta atrás e torna mais rígida regra de reabertura do comércio em Ribeirão

 


Foto: Divulgação - Supera Parque

Compartilhar: