Choristas se apresentam gratuitamente em Ribeirão Preto

Choristas se apresentam gratuitamente em Ribeirão Preto

Projeto Choro da Casa se apresenta na Praça XV de Novembro, gratuitamente, nas noites de segunda-feira, a partir das 20 horas

Embora esquecido por muitos, o centro de Ribeirão Preto tem uma atmosfera cultural peculiar. Quem passa pela esplanada do Theatro Pedro II, às segundas-feiras, é surpreendido por um grupo de músicos apresentando gratuitamente um vasto repertório de um dos gêneros musicais brasileiro mais antigos – o Choro, surgido em meados do século XIX e considerado o primeiro gênero da música urbana tipicamente brasileira. 

A “roda”, formada por aproximadamente 15 músicos – o número varia, pois a apresentação é democrática e aberta a músicos interessados –, faz parte do Projeto Choro da Casa, uma iniciativa social e musical, criada em 2012, destinada à pesquisa e divulgação do gênero musical. “Começamos a roda de choro na Praça XV de Novembro porque acreditamos que todas as pessoas têm o direito de conhecer a música brasileira, especialmente a mais brasileiras delas: o Choro. Antes fazíamos as rodas na casa do pessoal ou em bares, mas atentamos que a rua é nosso maior meio de divulgação”, explica Alexandre Gonçalves Peres, um dos integrantes do projeto.

O grupo não recebe cachê, tampouco possui apoio financeiro. Apenas o Centro Cultural Palace empresta as cadeiras para os músicos sentarem durante a apresentação.

“Os que passam pela praça revelam um olhar de novidade, outros demonstram felicidade por acharem um lugar que toque este tipo de música, pois o Choro é uma música atemporal que agrada tanto os jovens como os mais velhos”, finaliza o músico.

Foto: Ibraim Leão

Galeria de imagens

Compartilhar: