Começa a montagem do Encontro Nacional de Folia de Reis
Confira a programação completa da festa que acontece na Vila Virgínia

Começa a montagem do Encontro Nacional de Folia de Reis

O 26º Encontro, que será neste domingo, 28, terá a participação de 45 Companhias de Reis e deve reunir mais de 20 mil pessoas

Começou na manhã dessa quinta-feira, 25, a montagem da estrutura para receber o 26º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto, que será realizado no próximo domingo, 28.

O evento acontece na praça José Rossi, na Vila Virgínia, das 9h às 21h, e a expectativa é receber cerca de 20 mil pessoas. O local já começou a receber a instalação das tendas e banheiros químicos. No sábado, serão realizados os últimos ajustes.

No domingo, as festividades começam com a Celebração da Santa Missa e a cerimônia da bênção das bandeiras de Reis, pelo padre Alexandre de Souza. As apresentações começam em seguida e se estendem durante todo o dia com cerca de 45 Companhias de Reis.

Uma das mais tradicionais comemorações da cultura popular folclórica, a Folia de Reis celebra de maneira diferente o nascimento do menino Jesus e a visita dos três Reis Magos, reunindo milhares de devotos e voluntários.

O homenageado deste ano será Eurípedes Pereira da Silva, mais conhecido como Sapinho. 

Folia de Reis

É um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal. Foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira e ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Possui caráter religioso e faz parte do ciclo natalino, quando são feitas as comemorações do nascimento de Jesus com festejos populares como Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.

Serviço

26º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto

Data: 28 de janeiro
Horário: das 9h às 21h
Local: Praça José Rossi, bairro Vila Virgínia

Programação do evento

9h – Celebração da Santa Missa pelo padre Alexandre de Souza, da paróquia Nossa Senhora da Penha, com a cerimônia da bênção das bandeiras de Reis.
11h – Início das apresentações das Companhias de Reis e Congadas;
17h – Encenação do Grupo de Teatro de Reisado, com direção da Carminha Rezende;
21h – Encerramento


Foto: Divulgação Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: