Conservação dos museus Histórico e do Café será investigada pelo MP
Conservação dos museus Histórico e do Café será investigada pelo MP

Conservação dos museus Histórico e do Café será investigada pelo MP

Promotor de justiça afirma que investigação pretende fazer um mapeamento do local; complexo está interditado desde março deste ano

O promotor de Justiça do Meio Ambiente em Ribeirão Preto, Ramon Lopes Neto, investigará a condição da conservação do complexo imobiliário que abriga o acervo dos museus Histórico e do Café. Um inquérito foi instaurado pelo Ministério Público há aproximadamente um mês e foram oficiados a Secretaria Municipal da Cultura, a direção do museu – para averiguar a situação do acervo do local e se há um projeto de revitalização do espaço – e a Defesa Civil – para saber o motivo da interdição do espaço.

Ramon Lopes Neto explica que teve acesso ao relatório final da Comissão Especial de Estudos, criada na Câmara de vereadores, no ano passado, para averiguar a conservação e a manutenção dos museus e que se baseou no documento para a abertura do inquérito. Agora ele aguarda o retorno das partes oficiadas para estudar as próximas etapas do inquérito.

Projeto

Um projeto foi anunciado no início deste ano para a revitalização do local, o pronunciamento foi feito pelo então secretário da Cultura, Alessandro Maraca. Na época, o projeto estava orçado em R$ 3 milhões e seria coordenado pelo Grupo Arq Art com um termo de anuência assinado no dia 26 de fevereiro.

Contudo, segundo informações da secretaria municipal da Cultura, a empresa não tinha o projeto arquitetônico, de restauro e de reforma, nem as solicitações nos órgãos competentes. “Quando a secretária Dulce Neves assumiu, solicitou um projeto à Secretaria de Obras e buscou captar recursos junto a parceiros. Como todo processo de reforma e restauro, existe um prazo para as devidas autorizações, principalmente a do Condephaat”, informou em nota.

A secretaria municipal da Cultura afirmou ainda que não foi notificada sobre o inquérito, mas que já conta com R$ 1 milhão para a revitalização do complexo museológico.

* Reportagem atualizada às 11h33 no dia 06/09/2016


Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: