Empresas de telefonia lideram ranking de reclamações em Ribeirão Preto
Por dia, cerca de 90 consumidores procuraram o Procon de Ribeirão Preto em 2018

Empresas de telefonia lideram ranking de reclamações em Ribeirão Preto

Índice de resolução de problemas aumentou na cidade em 2018, segundo dados do Procon

Por dia, cerca de 90 consumidores procuraram o Procon de Ribeirão Preto em 2018. Ao todo, foram 21.807 atendimentos e procedimentos realizados no ano passado pelo órgão, fluxo 33% menor em relação a 2017.

Em relação aos atendimentos que se formalizaram em Processo Administrativo Reclamatório (PAR), houve um índice de resolução de 50% em 2018, ante 38% em 2017.

Para o diretor do Procon Ribeirão Preto, Feres J. Najm, o balanço mostra que houve evolução na relação de consumo entre clientes e empresas. “A queda no fluxo e a alta no índice de resolutividade demonstram que o órgão de defesa do consumidor tem conseguido cumprir seu papel na cidade, quanto a resolução e educação ao consumo no município”, disse.

Ainda segundo o diretor, a busca por atendimentos presenciais, com a aproximação entre empresas e consumidores, também contribuiu para os números.

Mais reclamadas

No ranking das companhias que receberam mais reclamações, as empresas de telefonia lideram, ocupando os três primeiros lugares com 60% das queixas entre as dez mais reclamadas. Os bacos também estão entre os campeões, com quatro instituições nesse ranking.

Sendo assim, considerando o ranking de 2018 das dez mais reclamadas, foram 362 Reclamações Fundamentadas. Já em 2017, foram 581, queda de 37%.


Foto: Pixabay

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